A palavra é usada pelo patrono do Abrupto, Sá de Miranda, e é sólido português clássico. Tem sido assim nos últimos dias, tresvaliando, de terra em terra, de falas em falas. Amanhã voltarei, se não tresvaliar mais.
Sobre a (não) credibilidade da Wikipedia, a história de John Seigenthaler Sr. hoje no New York Times. Na rede circulam muitas ideias generosas, bem avontadadas e ingénuas, muita demagogia utópica, como se na rede fosse possível construir "comunidades" utópicas em linha, formas igualitárias de Icaria, comunismos primitivos diversos. O caso da Wikipedia é um bom exemplo: sem "edição", sem uma metalinguagem qualquer, tudo o que não é puro discurso subjectivo e opinativo, tem um problema de credibilidade. A lei dos grandes números não garante a verdade.
O selo dos CTT com Cunhal é um bom exemplo de propaganda aceite e consentida, neste caso pela empresa pública. Não é que não fosse legítimo fazer um selo com Cunhal, mas aceitar o tema "Cunhal e as criancinhas" é colaborar com um típico mecanismo de propaganda. Cunhal nunca mostrou uma especial benevolência paterno-infantil, nem as relações com as crianças foram nele mais do que rígidas e forçadas. Com excepção de uns desenhos e contos adolescentes, as crianças não têm papel na sua ficção e, nos seus desenhos, não são verdadeiras personagens, mas sim metáforas.
*
A importância da primeira e da última linha num livro no Arts.telegraph.
"Acabo de ver na SIC a impressionante reportagem de Cândida Pinto sobre Snu Abecassis. É (posso dizê-lo a título de opinião pessoal) mais um dos trabalhos de excepção da jornalista. Vinte e cinco anos depois da morte de Sá Carneiro, o ângulo de abordagem do acontecimento não podia ser melhor nem mais original. Para quem não tinha, em 1980, idade para ter hoje memória do acidente de Camarate, esta reportagem é antes de mais uma lição de história. Do ponto de vista jornalístico, é um trabalho excepcionalmente bem documentado, com os testemunhos certos - os que dão vida a histórias que a morte apagou. Do ponto de vista do relato histórico, Cândida Pinto revelou Sá Carneiro na história de Snu, invertendo o próprio protagonismo destas duas figuras da vida nacional. O efeito não podia ter sido melhor."
Some people, and it doesn't matter whether they are paupers or millionaires, Think that anything they have is the best in the world just because it is theirs. If they happen to own a 1921 jalopy, They look at their neighbor's new de luxe convertible like the wearer of a 57th Street gown at a 14th Street copy. If their seventeen-year-old child is still in the third grade they sneer at the graduation of the seventeen-year-old children of their friends, Claiming that prodigies always come to bad ends, And if their roof leaks, It's because the shingles are antiques. Other people, and if doesn't matter if they are Scandinavians or Celts, Think that anything is better than theirs just because it belongs to somebody else. If you congratulate them when their blue-blooded Doberman pinscher wins the obedience championship, they look at you like a martyr, And say that the garbage man's little Rover is really infinitely smarter; And if they smoke fifteen-cent cigars they are sure somebody else gets better cigars for a dime. And if they take a trip to Paris they are sure their friends who went to Old Orchard had a better time. Yes, they look on their neighbor's ox and ass with covetousness and their own ox and ass with abhorrence, And if they are wives they want their husband to be like Florence's Freddie, and if they are husbands they want their wives to be like Freddie's Florence. I think that comparisons are truly odious, I do not approve of this constant proud or envious to-do; And furthermore, dear friends, I think that you and yours are delightful and I also think that me and mine are delightful too.
QUADROS DE UMA EXPOSIÇÃO: 2. CRISTO NO DESERTO (KRAMSKOY)
Um Cristo entre Hamlet e Dostoiewsky, atravessado pelos mesmos dilemas morais presentes na literatura russa da época. No país da Ortodoxia, do Pantocrator, este Cristo filosófico era uma revolução.
LENDO / VENDO BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÃO E OUTROS MEDIA
(3 de Dezembro)
______________________________________
Num dos meus sítios de estimação em Nova Iorque, à volta da estátua de Garibaldi, no Rocketboom pergunta-se a quem passa se prefere o Internet Explorer ou Firefox. Ganha de longe o Firefox. Seria a minha resposta. Há mais de um ano que uso o Firefox, cada vez com maior agrado.
"Dê um toque de originalidade e criatividade psicadélica à sua estante de livros: estes suportes em material plástico que dão apoio lateral aos livros mudam sucessivamente de cor e produzem fantásticos efeitos de luz! Se preferir, pode escolher e fixar uma única cor. Com a forma de um homem cujo enorme pé sustenta os livros, constituem, mesmo apagados, um divertido objecto de design. (...) Funciona com 4 pilhas AA, não incluídas. (A foto representa dois suportes nas duas posições possíveis, e foi graficamente processada: na realidade, as cores acendem-se uma de cada vez e não todas ao mesmo tempo.)"
e
"Um engraçado perfil de desenho animado, para acrescentar um toque de colorido e alegria à cozinha ou ao quarto das crianças!"
*
A Bright Light in the Night, uma história do motel contada na rádio BBC Radio 4: "Imagine a stretch of road lit up by your favourite western dreams - log cabins, teepees and cowboy rodeo signs. Joe Queenan drives from Albuquerque to Las Vegas in pursuit of the history of the motel. The motel was born in December 1925. By the 1950s, there were 60,000 imitators spread across the United States."
*
Não são só várias tecnologias as precursoras das páginas em linha e dos blogues. Todos os processos de auto-edição têm alguma coisa a ver com a individuação dos blogues. Um caso interessante é o dos postais feitos a partir de fotografias, um dos serviços da Kodak, no início do século XX. Na altura, os postais eram uma moda e havia muita gente que os coleccionava em grandes álbuns. Podem ver-se aqui os resultados desse serviço da Kodak e as magníficas fotografias que assim circulavam no correio, ou de mão em mão.