ABRUPTO

4.12.05


LENDO / VENDO /OUVINDO
(BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÕES, IMAGENS, SONS, PAPÉIS, PAREDES)

(4 de Dezembro)



____________________________


Sobre a (não) credibilidade da Wikipedia, a história de John Seigenthaler Sr. hoje no New York Times. Na rede circulam muitas ideias generosas, bem avontadadas e ingénuas, muita demagogia utópica, como se na rede fosse possível construir "comunidades" utópicas em linha, formas igualitárias de Icaria, comunismos primitivos diversos. O caso da Wikipedia é um bom exemplo: sem "edição", sem uma metalinguagem qualquer, tudo o que não é puro discurso subjectivo e opinativo, tem um problema de credibilidade. A lei dos grandes números não garante a verdade.


*

A nossa vizinha mais próxima, Proxima Centauri , no Astronomy Picture of Today.

*

CUNHALSELO2.jpg

O selo dos CTT com Cunhal é um bom exemplo de propaganda aceite e consentida, neste caso pela empresa pública. Não é que não fosse legítimo fazer um selo com Cunhal, mas aceitar o tema "Cunhal e as criancinhas" é colaborar com um típico mecanismo de propaganda. Cunhal nunca mostrou uma especial benevolência paterno-infantil, nem as relações com as crianças foram nele mais do que rígidas e forçadas. Com excepção de uns desenhos e contos adolescentes, as crianças não têm papel na sua ficção e, nos seus desenhos, não são verdadeiras personagens, mas sim metáforas.


*

A importância da primeira e da última linha num livro no Arts.telegraph.

*


A ler no Jornalismo e Comunicação, assinando por baixo tudo o que está dito:

"Acabo de ver na SIC a impressionante reportagem de Cândida Pinto sobre Snu Abecassis. É (posso dizê-lo a título de opinião pessoal) mais um dos trabalhos de excepção da jornalista. Vinte e cinco anos depois da morte de Sá Carneiro, o ângulo de abordagem do acontecimento não podia ser melhor nem mais original. Para quem não tinha, em 1980, idade para ter hoje memória do acidente de Camarate, esta reportagem é antes de mais uma lição de história. Do ponto de vista jornalístico, é um trabalho excepcionalmente bem documentado, com os testemunhos certos - os que dão vida a histórias que a morte apagou. Do ponto de vista do relato histórico, Cândida Pinto revelou Sá Carneiro na história de Snu, invertendo o próprio protagonismo destas duas figuras da vida nacional. O efeito não podia ter sido melhor."

(Madalena Oliveira)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]