ABRUPTO

1.12.05


LENDO / VENDO BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÃO E OUTROS MEDIA
(1 de Dezembro)




Prefácio de E. O. Wilson a textos de Darwin no Harvard Magazine: "Great scientific discoveries are like sunrises. They illuminate first the steeples of the unknown, then its dark hollows."

*

Teoria do underdog para as eleições presidenciais no Rocketboom.

*

Nota de Eduardo Prado Coelho sobre o padre Manuel Antunes no Público (que é "desligado" como se sabe):
"O padre Manuel Antunes era uma pessoa extraordinária, mas a sua existência entre a vida de jesuíta e a de investigador, professor e escritor, davam-lhe uma espécie de visão abstracta da realidade. Falava das suas estadias em Paris, apenas para se referir ao facto de passar dias inteiros na Bibliothèque Nationale, "as vezes comendo apenas à hora de almoço uma maçãzita que levara de casa". E lembro-me dos momentos de entusiasmo em que dizia de determinado vocábulo: "Esta palavra fala grego." E desfiava uma etimologia interminável.

Ensinou-me várias coisas. A palavra "acribia", que designa o empenhamento que pomos numa tarefa, foi com ele que a aprendi (nunca a uso, porque poucos a reconhecem). E num trabalho que lhe apresentei observou que não era "impacto", mas "impacte" que se devia dizer.

Era um homem extremamente escrupuloso. Quando o meu pai lhe emprestou um livro, ele telefonou a perguntar se podia ler as notas que o meu pai escrevera nas margens.
(...)
Padre Manuel Antunes - este nome fala grego. Mas ouve-se e lê-se em português."

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]