ABRUPTO

3.12.05


LENDO / VENDO BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÃO E OUTROS MEDIA
(3 de Dezembro)



______________________________________


Num dos meus sítios de estimação em Nova Iorque, à volta da estátua de Garibaldi, no Rocketboom pergunta-se a quem passa se prefere o Internet Explorer ou Firefox. Ganha de longe o Firefox. Seria a minha resposta. Há mais de um ano que uso o Firefox, cada vez com maior agrado.

*

Gastronomia lisboeta:



*

Objectos para livros no catálogo D-Mail :

"Dê um toque de originalidade e criatividade psicadélica à sua estante de livros: estes suportes em material plástico que dão apoio lateral aos livros mudam sucessivamente de cor e produzem fantásticos efeitos de luz! Se preferir, pode escolher e fixar uma única cor. Com a forma de um homem cujo enorme pé sustenta os livros, constituem, mesmo apagados, um divertido objecto de design. (...) Funciona com 4 pilhas AA, não incluídas. (A foto representa dois suportes nas duas posições possíveis, e foi graficamente processada: na realidade, as cores acendem-se uma de cada vez e não todas ao mesmo tempo.)"

e

"Um engraçado perfil de desenho animado, para acrescentar um toque de colorido e alegria à cozinha ou ao quarto das crianças!"

*

A Bright Light in the Night, uma história do motel contada na rádio BBC Radio 4: "Imagine a stretch of road lit up by your favourite western dreams - log cabins, teepees and cowboy rodeo signs. Joe Queenan drives from Albuquerque to Las Vegas in pursuit of the history of the motel. The motel was born in December 1925. By the 1950s, there were 60,000 imitators spread across the United States."

*

Não são só várias tecnologias as precursoras das páginas em linha e dos blogues. Todos os processos de auto-edição têm alguma coisa a ver com a individuação dos blogues. Um caso interessante é o dos postais feitos a partir de fotografias, um dos serviços da Kodak, no início do século XX. Na altura, os postais eram uma moda e havia muita gente que os coleccionava em grandes álbuns. Podem ver-se aqui os resultados desse serviço da Kodak e as magníficas fotografias que assim circulavam no correio, ou de mão em mão.



*

Em Espanha, os partidos políticos ainda fazem manifestações de rua temáticas, prática a que ninguém hoje se abalança por cá, nem mesmo o PCP a não ser debaixo da bandeira sindical. Veja-se no El Pais, a notícia da manifestação do PP contra a aprovação do novo estatuto para a Catalunha.

*

"Venho contribuir para o ramalhete de sugestões sobre a "rubrica" Lendo/Vendo... Com uma papoila e um malmequer: Corrente de bits (de dd/mm/aa); A sede de Heraclito (em dd/mm/aa)

(S)


*

(...) uma vez que tem pedido sugestões de títulos para esta rubrica do seu blog, gostaria de lhe dizer que gosto bastante precisamente do titulo que usa neste momento! Pode parecer estranho mas de facto gosto mais do que das sugestões que refere no seu blog. Alem do mais, lanca uma pequena farpa a comunicação social ao por os blogues em primeiro lugar! (calculo que não tenha sido por acaso). E ja agora, se posso dar a minha opinião, também não mudaria a imagem.
(…)

(Joao Santos, estudante direcção orquestra do conservatório S.Petersburgo)

*

"Navegando nos meios de comunicação"

(Manuel Beirão)

*

“Mais um par de contributos para o re-baptismo em curso: "Media-meditações", "Meditando sobre Media"

(Luís Saramago)

*

A propósito das sugestões para o nome da secção "Lendo/vendo blogues", julgo que noutros blogues (p. ex. aqui) começa a impor-se, para rubricas semelhantes, o termo "RADAR". parece-me um termo feliz, porque, no fundo, do que se trata é de andar por aí à roda da bologosfera, a sondar qualquer objecto interessante detectado na antena da nossa curiosidade.

(António Cardoso da Conceição)

*

Sem querer ser pretenciosa, «curiosiar por aí» encaixa na perfeição.A minha avó falava isso quando eu remexia em livros e papeis a "meter o nariz".

(Margarida Tavares)

*

Você precisa é de um MEDIATOR, um aparelhómetro que apanha essas coisas coisas todas que você mete no título do Lendo/Vendo...

(José Nunes)

*

E se o LENDO/VENDO... se transforma em "O ABRUPTO ESPREITA OS OUTROS"?

Francisco Teixeira (português e "leitor famélico" da blogosfera portuguesa).

*

Simple is beautiful...(Stream/Fluxo....). Como traduzir - ou pedir aos seus leitores para traduzir, por exemplo - o "bull´s eye" do magnífico post Os anéis de Einstein do (/no) Jet Propulsion Laboratory...? Só poderia resultar numa tradução prosaica de um evento único.

Sugiro, por isso, um prosaico TRANSFERÊNCIAS para Lendo / Vendo (etc., título abrangente - e que, mesmo que alterado, vai ficar na memória colectiva dos seus bloguistas - embora dispensasse o media depois de "outros").

Transferências de tudo/todos os meios/todos (theory of everything of a sorts).

Tranferências - Emana. Gosto-absorvo. Não gosto-transfiro. Mas ambas acções passam por si/outros, por que sou tocada, e por mim. Sejam quais forem os media. E até os ana(lógicos) (coitada da ana, tratada como "loura burra" - quando só recentemente se tornou antiga).

(Luisa A. Vieira)

*

Sugestão para o título: que tal "Sempre a abrir ..."

(John Calaveras)

*

Não tenho sugestões a dar-lhe para novo nome da rubrica «Lendo / vendo blogues, jornais, televisão e outros media». Venho apenos dizer-lhe que, dentro do género, o meu nome favorito é o de uma rubrica do jornal Le Canard Enchaîné chamada «À travers la presse déchaînée».

(José Carlos Santos)

*

1
"por este rio acima: papel e silício"

Este nome e' excelente mas talvez um pouco grande. Caso seja escolhido proponho um eventual acronimo: PAPELICIO, uma mistura de papel e silicio que tb evoca subtilmente o suplicio que por vezes e' ler certos jornalistas . So' nao me satisfaz porque nao evoca tb o prazer que e' ler outros jornalistas. Quer dizer so' se formos de forma mais indirecta e associarmos a palavra papelicio com uma outra... mas qual? fe-fe-fe felicio? felino! Sim, certos jornalistas escrevem/reportam de forma elegante e inteligente como os felinos! Hummm , talvez PAPELICIO afinal sempre sirva o papel, o silicio, o suplicio e o felino prazer de quem se aninha enroscado junto a uma fonte de calor (neste caso o calor seria a boa peça jornalistica ).

2

so' agora e' que li mais abaixo e reparei que voce pretende que a sugestao sugira a ideia de lentidao e correnteza... prazer demorado no papel e circuitos electricos acelerados no ecra...
Pois bem, eu acho que Papelicio tb aqui e' redondo. Papelicio lembra os antigos fenicios. Lembra, quer dizer, lembra-se o cerebro na sua forma natural de associar ideias ao desbarato que tanto nos ajudou no tempo das cavernas. Mas papelicio tb pode ser vito como uma variante apressada da palavra papel e e' ai que se comeca a evocar a correnteza. Papelicio, cinco silabas, nove letras, entoacao em montanha, ascendente ate' ao LI' e depois em escorrega ate ao final que soa como "u".
p-a-p-e-l-i-c-i-o
Como dizem os Turcos "it's a maybe".
Esta minha explicacao/justificacao aqui em cima vem-me comprovar uma coisa de que ja' ha' tempos ando a suspeitar. Atraves das palavras pode sempre justificar-se tudo. Qualquer coisa e o seu contrario podem receber uma racional explicacao se usarmos as palavras adequadas. Ora isto e' uma armadilha perigosa. Mas tendo conciencia da ratoeira ja' nao se poe la' o dedo. Quer dizer, a nao ser que o isco seja tao grande, tao grande que o impulso de o agarrar seja mais veloz do que o nosso cerebro a acender a luz vermelha. Basicamente parece-me que tudo (e o seu contrario) pode ter uma explicacao logica e racional. Porque as palavras usam-se depressa e em contextos limitados. Normalmente, as nossas pequenas explicacoes do dia-a-dia nao tem que resistir a prova do tempo e as subtilezas que so' este revela.

(Verónica Neves, PhD student)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]