ABRUPTO

31.5.08




Para a Manuela.

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1310

In chusing Persons for all Employments, they have more regard to good Morals than to great Abilities; for, since Government is necessary to Mankind, they believe that the common Size of Human Understandings is fitted to some Station or other, and that Providence never intended to make the Management of publick Affairs a Mystery, to be comprehended only by a few Persons of sublime Genius, of which there seldom are three born in an Age: but they suppose Truth, Justice, Temperance, and the like, to be in every Man's power; the Practice of which Virtues, assisted by Experience and a good Intention, would qualify any Man for the service of his Country, except where a Course of Study is required. But they thought the want of Moral Virtues was so far from being supplied by superior Endowments of the Mind, that Employments could never be put into such dangerous Hands as those of Persons so qualifi'd; and at least, that the Mistakes committed by Ignorance in a virtuous Disposition, would never be of such fatal Consequence to the Publick Weal, as the Practices of a Man whose Inclinations led him to be corrupt, and had great Abilities to manage, and multiply, and defend his Corruptions.

(Jonathan Swift, Gulliver's Travels)

*

Bom dia!

(url)


EXTERIORES: CORES DESTES DIAS

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver



Rock in Rio, Lisboa.



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)





Tardio Inverno. (António Cabral)



Maia. S. Miguel. (Vitor Santos)

(url)

30.5.08


HUBBUB



UMA FRAUDE

Não é que seja muito relevante para os resultados nas eleições internas no PSD. É apenas para que não haja um benefício do infractor, que me refiro à capa de hoje do Diário de Notícias. Ela contém uma fraude e uma manipulação, em ambos os casos com o objectivo de favorecer um dos candidatos, Passos Coelho (que não tenho dúvidas nada tem a ver com este tipo de procedimentos), pelo qual o jornal fez campanha às claras desde início. A fraude são os números apresentados como tendo origem em "fontes da candidatura da antiga ministra", e que servem para permitir a manipulação. A manipulação é a apresentação de umas chamadas "previsões", de que se desconhece a fonte e origem, e sequer se são comparáveis entre si, como se fossem sondagens. Lá por isso podiam acrescentar também umas sondagens entre os cem leitores de alguns blogues que também fazem sondagens deste tipo. Este é um problema que ultrapassa esta campanha e tem a ver com a impunidade com que se continuam a fazer este tipo de coisas sem sanção. Não tenho dúvidas que os muitos jornalistas bons profissionais do Diário de Notícias têm sérias objecções a que um jornal de referência use numa capa jornalisticamente sensível, este tipo de grosseiras manipulações da opinião. Se fosse num jornal como o New York Times, e o jornalista não justificasse muito bem junto do seu editor ou director onde é que foi buscar esses números, qual o seu valor e a sua fidedignidade, ia para a rua como foi Jayson Blair.

*

ANEXO: No dia seguinte a esta nota do Abrupto, a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) criticava o Diário de Notícias exactamente pela mesma manipulação de dados a que me referi. Infelizmente o Diário de Notícias não colocou em linha esta "rectificação" que aqui se anexa. De igual modo, acrescento que os elementos, "previsões", apresentados como tendo origem em "fontes da candidatura da antiga ministra", nunca existiram no seio dessa candidatura.


(url)


COISAS DA SÁBADO:
NOVOS MECANISMOS DE FORMAÇÃO DA OPINIÃO (DOS JORNALISTAS)




Quem esteja atento aos órgãos de comunicação pode aperceber-se de um novo mecanismo de formação da opinião jornalística, da opinião dos profissionais do jornalismo, cujo impacto no produto final, no jornal, na rádio, na televisão, é decisivo. Esse novo mecanismo são os blogues, agora com novos aspectos. Podemos considerar que houve uma Fase 1: o mundo dos jornalistas ia buscar temas e inspiração aos blogues, mais ou menos à socapa, sem citar ou citando contrariados, numa relação de hostilidade contra os blogues, tidos ou como adversários ou como exemplo de um subjornalismo, sem crédito e a que não se devia ir sem pinças e máscara. Hoje estamos na Fase 2: os jornalistas não só mergulharam no mundo dos blogues como se tornaram autores de blogues, absolutamente idênticos aos outros blogues, tribais, opinativos, obcecados pelas audiências, manifestando com clareza ódios e amores, ligando-se e desligando-se entre si, e transportando para os jornais as lógicas e movimentos típicos da blogosfera. Quem parece estar a “ganhar” na blogosfera, passa a “ganhar” nos jornais, pela razão simples que os artífices de um ou outro mundo são os mesmos e a ferida narcisista, como se sabe a mais profunda no meio dos blogues, passa a ser também a ferida no meio dos jornais.

Esta é uma péssima evolução para os dois lados, para os blogues e para os media. Por um lado, porque marca o fim da relativa independência dos blogues da agenda jornalística, assim como o enfraquecimento da crítica nos blogues aos media tradicionais (agora criticar um jornal é criticar o blogue dos jornalistas desse jornal), e, por outro, é transportar para as redacções ainda mais do mesmo, opiniões ligeiras e fáceis, cinismo para os outros, amiguismo para os nossos, campanhas que prolongam as campanhas nos blogues, lugares comuns que ninguém contesta, nem analisa, mas são as buzzwords na moda na blogosfera. Tudo isto já existia e não é novo, mas diluía-se mais no conjunto do anonimato jornalístico. Podia ser motivo de conversa no Snob, mas agora é a persona do jornalista(s) no seu blogue(s) que também está em causa. E o narcisismo cresce exponencialmente e radicaliza a postura, piorando o trabalho jornalístico. A única vantagem é que se percebe melhor, muito, muito melhor.

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1309 - Paradoxes and Oxymorons

This poem is concerned with language on a very plain level.
Look at it talking to you. You look out a window
Or pretend to fidget. You have it it but you don't have it.
You miss it, it misses you. You miss each other.

The poem is sad because it wants to be yours, and cannot.
What's a plain level? It is that and other things,
Bringing a system of them into play. Play?
Well, actually, yes, but I consider play to be

A deeper outside thing, a dreamed role-pattern,
As in the division of grace these long August days
Without proof. Open-ended. And before you know
It gets lost in the stream and chatter of typewriters.

It has been played once more. I think you exist only
To tease me into doing it, on your level, and then you aren't there
Or have adopted a different attitude. And the poem
Has set me softly down beside you. The poem is you.

(John Ashbery)

*

Bom dia!

(url)

27.5.08


EXTERIORES: CORES DESTES DIAS

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver



Banco de Jardim em Weymouth, Inglaterra. (Miriam Piedade)

(url)


HUBBUB



NOTAS SOBRE O TRATAMENTO COMUNICACIONAL DAS CANDIDATURAS

Manuela Ferreira Leite: houve de tudo, pelo que é impossível encontrar uma tendência dominante. Mal tratada na entrevista da RTP (veja-se a análise de Eduardo Cintra Torres no Público). Com vantagem clara na opinião pública traduzida nas sondagens, tem também vantagem na opinião qualificada que não é próxima do PSD (e também nessa), embora Passos Coelho tenha igualmente um nicho de opinião. Perde na blogosfera. Melhores comentários num blogue a favor de Manuela Ferreira Leite: os de Filipe Nunes Vicente no Mar Salgado.

Pedro Passos Coelho: o candidato com melhor imprensa, tendo até jornais que praticamente fazem campanha eleitoral por ele como o Diário de Notícias. Muita comunicação assumiu como meta-discurso seu, o discurso de campanha do candidato, em temas como "juventude", "renovação", "cara limpa", "fora das divisões do passado". Nada disto foi escrutinado ou avaliado, e foi incorporado no discurso jornalístico pelo seu valor facial. Mal tratado no debate da TVI de uma forma que exigiria mais reacção a uma insolente Manuela Moura Guedes. Ganha de longe nos blogues, embora a maré alta a seu favor tenha diminuido nestes últimos dias. Melhor blogue prosélito: O Futuro é Agora.

Pedro Santana Lopes: o pior tratado pela comunicação social que, quando não há "tabus", lhe dá pouca importância. E no entanto, apareceu sempre em segundo nas sondagens e com resultados muito superiores a Passos Coelho. Foi o mais prejudicado pelo "namoro" pouco crítico da comunicação social com Passos Coelho. Perde também na blogosfera. Melhor comentador de Pedro Santana Lopes: Pedro Santana Lopes na terceira pessoa no Objectivo Portugal. Um exemplo:
"No Domingo, em Lisboa, finalmente oportunidade para o candidato almoçar com a Família. A sede da campanha espera-o depois para reuniões de acerto de listas e planificação da campanha. A imprensa não destaca o número de apoios e de audiências crescentes no terreno nem dá a mesma antena a Pedro Santana Lopes do que a Passos Coelho e Ferreira Leite. Há que encontrar novas formas de comunicar com os militantes uma vez que o candidato não pode chegar a todo o País nas duas semanas que faltam para o escurtínio. O trabalho prolonga-se e Pedro Santana Lopes não consegue assistir à Final da Taça de Portugal no Jamor, como tinha previsto. Chegará aos 80' de jogo, a tempo dos bons resultados do seu Clube. Assim será com as Directas."

(url)


HUBBUB



O QUE CADA UM DESEJOU IMPOR COMO TEMAS

Manuela Ferreira Leite:

Questão social, o maior sucesso de "imposição de agenda" desta campanha. A realidade dos problemas ajuda sempre muito, mas, antes das suas intervenções a questão social da pobreza e do empobrecimento não era dominante, mas sim mais impostos / menos impostos, do ponto de vista económico, mais estado / menos estado (Passos Coelho) e ou contenção do défice / desenvolvimento económico (Santana Lopes). Conseguiu em pleno alterar a situação, levando o PS e o governo, Sócrates e Mário Soares, e os seus opositores internos, a seguirem o seu tema.

Importância da credibilidade e situação de emergência no partido. Conseguiu-o no exterior do partido, junto dos portugueses e dos eleitores do PSD, no interior ver-se-á.

Pedro Passos Coelho:

Liberalismo. Mais o liberalismo na forma circulante nos blogues do que uma postura liberal em contexto PSD, mas, mesmo assim, com o mérito de suscitar questões ideológicas que o PSD terá que defrontar mais cedo ou mais tarde. Porém, enfraqueceu a sua posição com as hesitações no debate (em que, em todos os casos em que foi confrontado com contradições, abjurou) e com a fragilidade das suas posições na crise dos combustíveis que mostraram impreparação.

Mas existe uma enorme contradição entre o programa explícito (liberal, com sucesso nos blogues e na comunicação social) e o implícito (não mexer nos poderes internos dos "chefes" das "bases"). Ninguém se iluda - a força da candidatura de Passos Coelho não vem das suas "ideias", mas dos apoios que recebeu do aparelho vindo de Menezes. Essa situação paga-se com um silêncio total e com compromissos sobre a situação no interior do partido.

Pedro Santana Lopes:

"Pôr ordem no partido", eterna vitimização, finanças versus desenvolvimento económico. O conteúdo inquisitorial da campanha de Santana Lopes é nítido e esse ameaça ser o seu principal falhanço. O silêncio sobre a sua derrota de 2005 foi transformado numa conspiração Sampaio - inimigos internos. Pouca gente acredita nisso, mas a que acredita está com ele.

Luís Filipe Menezes:

"bases" contra "barões", vingança contra aqueles que o "derrubaram", regionalização. Perdeu em toda a linha, porque Passos Coelho, que lhe herdou os apoios, não pode herdar-lhe a linguagem.

(url)


EXTERIORES: CORES DESTES DIAS

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)



Made in Brasil. (João Almeida, Rio Grande do Sul)



Couve-coração, Baía dos tiros (Aljezur)




Odeceixe (Olga Flora)





Nuvens na Serra da Estrela e em Monsanto. (António Cabral)







Mercado em Ljubljana ainda sem ASAE. A torta era bastante boa. As tijelas têm manteiga e requeijão a peso. (Teresa )

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1308 - Provérbios espanhóis para nosso uso e proveito


Quien poco tiene pronto lo gasta.

Pesadumbres no pagan deudas.

Hombre de muchos oficios, pobre seguro.

La abundancia mata la gana.

El movimiento se demuestra andando.

Las palabras se las lleva el viento.

Las penas con pan son menos.

Mucho ruido y pocas nueces.

Cuando hay hambre, no hay mal pan.

En tiempos de guerra, cualquier hoyo es trinchera.

Comiendo entra la gana.

A rey muerto, rey puesto.


*

Bom dia!

(url)

26.5.08


OS NOVOS DESCOBIMENTOS: OUTRAS PAISAGENS MARCIANAS



Vista da Phoenix, hoje.

(url)


OS NOVOS DESCOBIMENTOS: UM ESTREIA ABSOLUTA



Pela primeira vez na história da exploração espacial a descida de uma sonda, a Phoenix, com o seu paraquedas, é fotografada por outra em órbita, o Mars Reconnaissance Orbiter.

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1307

nagaki hi o saezuri taranu hibari kana

À cotovia,
Que canta sem cessar,
O dia inteiro não basta.


(Bashô, tradução de Edson Kenji Iura)

*

Bom dia!

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Primeiras imagens.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Um dos cientistas da missão lembra que neste momento há três sondas-robot em Marte: as nossas velhas conhecidas Oportunidade e Espírito e agora a Fénix.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Tenho estado a seguir o Abrupto e a transmissão da NASA. E liguei para a SIC Notícias à 1:00 para ver se tinha a agradável constatação de que falavam da chegada da Phoenix a Marte. Mas não. No entanto, não deixaram de falar do estágio da selecção e de se ter feito um pastel de Tentúgal com 6 metros de comprimento. Parece que os que o fizeram vão, para o ano, tentar entrar para o Guiness.

(José Carlos Santos)

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Tudo correu bem, uma "performance" magnífica. A sonda está num terreno plano, quase sem inclinação e praticamente não houve perda de sinal, mesmo na descida. Agora está-se à espera da confirmação da abertura do painel solar pela Mars Odissey quando passar por cima. Depois haverá uma auto-verificação pela sonda de que tudo está bem.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Agradeço a Luís Silva esta informação:
Participação portuguesa na missão

O Grupo de Electrónica de Gases do IPFN tem colaborado com a Agência Espacial Europeia no âmbito de uma ambiciosa e inovadora missão de acompanhamento da entrada atmosférica da sonda Americana PHOENIX pela sonda Europeia MARS EXPRESS, actualmente em órbita em redor de Marte.

Durante os últimos dois meses, o GEG procedeu à caracterização completa dos campos de escoamento e radiativos em redor da sonda PHOENIX, para os diferentes pontos da sua trajectória de entrada atmosférica. Foi posteriromente calculada a absorção pela atmosfera de Marte, no trajecto da radiação até aos sensores da sonda MARS EXPRESS. As ferramentas de
cálculo desenvolvidas no seio do grupo permitiram calcular pela primeira vez todo o campo de radiação em redor de uma sonda, desde o ultravioleta a 10nm até ao infravermelho a 100micrómetros. Foi igualmente calculada pela primeira vez a radiação do CO2 em desequilibrio termodinâmico, utilizando o modelo "line-by-line".

No final da passada semana foram enviados os dados das simulações, que estão actualmente a ser utilizados pelos técnicos da ESA para afinar as ultimas calibrações da instrumentação da sonda. Cerca de dois dias depois da entrada da sonda PHOENIX serão conhecidos os resultados das medições da sonda MARS EXPRESS, e será verificado se as previsões do GEG são confirmadas por estas medições.

A participação do IPFN neste projecto demonstra o alto grau de excelência e de reconhecimento que foi por nós adquirido na área científica da reentrada atmosférica

Envio em anexo o folheto informativo sobre esta missão. Uma apresentação
mais detalhada pode igualmente ser consultada no site.

Mário Lino da Silva

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Agora é esperar que a sonda abra o painel solar.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Tenha a maior admiração por estes homens. São anos de trabalho que podem volatilizar-se num segundo. Estão contentes claro.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



O blogue da NASA ainda está atrasado.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Vou abrir o champanhe.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Phoenix está a transmitir para a Terra.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Chegou inteira.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Palmas.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Já deve estar no chão. Touchdown!

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



400 metros.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Ainda não veio o sinal. Bingo! Altitude de descida livre.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Mais nervos.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Bingo, abriu!

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Já deve estar aberto o para quedas mas ainda não há confirmação.

(url)


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Continua a haver sinal da Odissey. "Peak heating"

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]