ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
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27.5.08
Manuela Ferreira Leite: houve de tudo, pelo que é impossível encontrar uma tendência dominante. Mal tratada na entrevista da RTP (veja-se a análise de Eduardo Cintra Torres no Público). Com vantagem clara na opinião pública traduzida nas sondagens, tem também vantagem na opinião qualificada que não é próxima do PSD (e também nessa), embora Passos Coelho tenha igualmente um nicho de opinião. Perde na blogosfera. Melhores comentários num blogue a favor de Manuela Ferreira Leite: os de Filipe Nunes Vicente no Mar Salgado. Pedro Passos Coelho: o candidato com melhor imprensa, tendo até jornais que praticamente fazem campanha eleitoral por ele como o Diário de Notícias. Muita comunicação assumiu como meta-discurso seu, o discurso de campanha do candidato, em temas como "juventude", "renovação", "cara limpa", "fora das divisões do passado". Nada disto foi escrutinado ou avaliado, e foi incorporado no discurso jornalístico pelo seu valor facial. Mal tratado no debate da TVI de uma forma que exigiria mais reacção a uma insolente Manuela Moura Guedes. Ganha de longe nos blogues, embora a maré alta a seu favor tenha diminuido nestes últimos dias. Melhor blogue prosélito: O Futuro é Agora. Pedro Santana Lopes: o pior tratado pela comunicação social que, quando não há "tabus", lhe dá pouca importância. E no entanto, apareceu sempre em segundo nas sondagens e com resultados muito superiores a Passos Coelho. Foi o mais prejudicado pelo "namoro" pouco crítico da comunicação social com Passos Coelho. Perde também na blogosfera. Melhor comentador de Pedro Santana Lopes: Pedro Santana Lopes na terceira pessoa no Objectivo Portugal. Um exemplo: "No Domingo, em Lisboa, finalmente oportunidade para o candidato almoçar com a Família. A sede da campanha espera-o depois para reuniões de acerto de listas e planificação da campanha. A imprensa não destaca o número de apoios e de audiências crescentes no terreno nem dá a mesma antena a Pedro Santana Lopes do que a Passos Coelho e Ferreira Leite. Há que encontrar novas formas de comunicar com os militantes uma vez que o candidato não pode chegar a todo o País nas duas semanas que faltam para o escurtínio. O trabalho prolonga-se e Pedro Santana Lopes não consegue assistir à Final da Taça de Portugal no Jamor, como tinha previsto. Chegará aos 80' de jogo, a tempo dos bons resultados do seu Clube. Assim será com as Directas." (url)
© José Pacheco Pereira
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