ABRUPTO

26.5.08


OS NOVOS DESCOBRIMENTOS: CHEGADA A MARTE DA SONDA PHOENIX



Agradeço a Luís Silva esta informação:
Participação portuguesa na missão

O Grupo de Electrónica de Gases do IPFN tem colaborado com a Agência Espacial Europeia no âmbito de uma ambiciosa e inovadora missão de acompanhamento da entrada atmosférica da sonda Americana PHOENIX pela sonda Europeia MARS EXPRESS, actualmente em órbita em redor de Marte.

Durante os últimos dois meses, o GEG procedeu à caracterização completa dos campos de escoamento e radiativos em redor da sonda PHOENIX, para os diferentes pontos da sua trajectória de entrada atmosférica. Foi posteriromente calculada a absorção pela atmosfera de Marte, no trajecto da radiação até aos sensores da sonda MARS EXPRESS. As ferramentas de
cálculo desenvolvidas no seio do grupo permitiram calcular pela primeira vez todo o campo de radiação em redor de uma sonda, desde o ultravioleta a 10nm até ao infravermelho a 100micrómetros. Foi igualmente calculada pela primeira vez a radiação do CO2 em desequilibrio termodinâmico, utilizando o modelo "line-by-line".

No final da passada semana foram enviados os dados das simulações, que estão actualmente a ser utilizados pelos técnicos da ESA para afinar as ultimas calibrações da instrumentação da sonda. Cerca de dois dias depois da entrada da sonda PHOENIX serão conhecidos os resultados das medições da sonda MARS EXPRESS, e será verificado se as previsões do GEG são confirmadas por estas medições.

A participação do IPFN neste projecto demonstra o alto grau de excelência e de reconhecimento que foi por nós adquirido na área científica da reentrada atmosférica

Envio em anexo o folheto informativo sobre esta missão. Uma apresentação
mais detalhada pode igualmente ser consultada no site.

Mário Lino da Silva

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]