ABRUPTO

14.5.03


Notas europeias

1) Ainda não há Constituição europeia , ainda não há o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros europeus , mas já há um candidato Oskar Fischer , o actual MNE da Alemanha . Isto dá para ver como todas estas coisas apontam para políticas de facto consumado .

2) Demissão de Clare Short do Governo inglês . A esquerda trabalhista , a loonie left mais loonie que há , está bem representada no Labour e apadrinha as mais absurdas das causas . Clare Short já devia ter saído , ou ter sido demitida do governo mais cedo . Mas , independentemente disso , é um espectáculo de democracia no melhor sentido ver a política inglesa a funcionar . Ver a ex-ministra , como já fizera Robin Cook , vir ao Parlamento dizer com clareza porque saiu , tudo num ambiente confrontacional , mas de grande liberdade interior sem os rodriguinhos que tão caracterizam a nossa vida política , feita de salamaleques no exterior e facadas anónimas nos jornais .

3) Qualquer breve comparação entre os noticiários da RTP e os de outras televisões europeias , mesmo "públicas" , revela o peso excessivo , quase obsessivo , que tem o futebol nos orgãos de comunicação social em Portugal . Meia dúzia de notícias dadas à pressa , "casos humanos" (doenças e desgraças) , para logo vir um extenso noticiário futebolístico , haja jogos ou não haja . Até parece que tudo é feito à pressa para se ir ao que interessa , caiam bombas , suba o desemprego , haja crise ou tempestade . Quando faço zapping passam-se notícias na BBC , na TV5 , na TVE , e já há dezenas de minutos que a RTP só dá futebol.



Notas do Brasil de Porto Alegre

1) Fátima Felgueiras transformada em resistente anti-salazarista , exilada no Brasil na esteira do General Humberto Delgado

Etiquetas: , ,


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]