ABRUPTO

13.2.10

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ÍNDICE DO SITUACIONISMO (118): ESTRANHO



A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.

Os jornalistas, salvo raras e honrosas excepções, que já vi fazerem guerras por assuntos de lana caprina, parecem estranhamente indiferentes à mais completa, sistemática, e manipuladora tentativa de condicionamento da liberdade da sua profissão a partir do poder político que se deu em Portugal após o 25 de Abril. Sim, é verdade que outros governos tentaram também fazer coisas do mesmo tipo. Só que eram do domínio da micro economia. Esta era do domínio da macroeconomia. Faz a sua diferença, não faz?

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ESPÍRITO DO TEMPO: HOJE



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)

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COISAS DA SÁBADO:
ONDE FALTA O ESTADO E ENTÃO O GOVERNO NEM SE FALA

A CREL, uma das principais vias de acesso a Lisboa, está encerrada há cerca de três semanas depois de um aluimento de terras. O acidente deu-se a 22 de Janeiro e, à data a que escrevo, 9 de Fevereiro, não se sabe ainda quando abrirá. Parece que uma chuvada interrompeu uns trabalhos de remoção de terras e hoje, em Portugal, uma chuvada é “mau tempo” suficiente para parar tudo, segundo a Brisa. Há ainda um qualquer imbróglio jurídico sobre quem é responsável pela remoção e pagamento dos prejuízos, entre o município da Amadora, a Brisa e a empresa dona dos terrenos. Quem já veio com celeridade dizer que não paga “um tostão” pelos prejuízos aos utentes da CREL foi a Brisa. Aqui rapidez e decisão não falta.

Eis um retrato do país. Aqui não há Estado a mais, há a menos. Ninguém, a começar pelo governo e o município actua em função do interesse público e usa os instrumentos que tem para por a estrada a funcionar e depois vê-se em tribunal quem paga a conta, verdade seja que só daqui a uma década. O que não pode acontecer é que o país continue a pagar – sim que estas coisas têm um custo elevado para a produtividade do país – a indiferença e a impotência com que se assiste a um aluimento de terras numa das principais vias de acesso a uma região urbana com gravíssimos problemas de trânsito, que fica encerrada semanas e semanas a fio, sem ninguém ser responsável por coisa nenhuma.

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ÍNDICE DO SITUACIONISMO (117):
NÃO SE ENGANOU...


A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração.
E, nalguns casos, de respiração assistida.

... nem no problema, nem nas personagens, nem nos jornais, nem nas pessoas, a não ser por defeito. Havia de facto mais "respiração assistida" e mais "conspiração", mas, no que hoje se vai sabendo, estão lá todos juntos. Em Janeiro de 2009, quando começou o Índice, o "situacionismo" não estava identificado e fazê-lo irritou muita gente que aparece agora nas páginas do Sol. Os críticos pavlovianos que então o atacaram deviam agora reconhecê-lo, mas certamente não o farão.

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ESPÍRITO DO TEMPO: NESTES DIAS





Douro. (José Carlos Santos)



Sagres antes de partir de volta ao mundo.



"Dorothy"/"Marilyn" de Joana Vasconcelos. (MJ)



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)

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EARLY MORNING BLOGS

1735 - Lampe du soir, ma calme confidente

Lampe du soir, ma calme confidente,
mon coeur n'est point par toi dévoilé ;
(on s'y perdrait peut-être ;) mais sa pente
du côté sud est doucement éclairée.

C'est encore toi, ô lampe d'étudiant,
qui veux que le liseur de temps en temps
s'arrête, étonné, et se dérange
sur son bouquin, te regardant.

(Et ta simplicité supprime un Ange.)

(Rainer Maria Rilke)

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11.2.10


PONTO / CONTRAPONTO

- 16

Aqui.

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ESPÍRITO DO TEMPO: HOJE




Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)

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EARLY MORNING BLOGS

1736 - Freedom's Plow

When a man starts out with nothing,
When a man starts out with his hands
Empty, but clean,
When a man starts to build a world,
He starts first with himself
And the faith that is in his heart-
The strength there,
The will there to build.

First in the heart is the dream-
Then the mind starts seeking a way.
His eyes look out on the world,
On the great wooded world,
On the rich soil of the world,
On the rivers of the world.

The eyes see there materials for building,
See the difficulties, too, and the obstacles.
The mind seeks a way to overcome these obstacles.
The hand seeks tools to cut the wood,
To till the soil, and harness the power of the waters.
Then the hand seeks other hands to help,
A community of hands to help-
Thus the dream becomes not one man's dream alone,
But a community dream.
Not my dream alone, but our dream.
Not my world alone,
But your world and my world,
Belonging to all the hands who build.

A long time ago, but not too long ago,
Ships came from across the sea
Bringing the Pilgrims and prayer-makers,
Adventurers and booty seekers,
Free men and indentured servants,
Slave men and slave masters, all new-
To a new world, America!

With billowing sails the galleons came
Bringing men and dreams, women and dreams.
In little bands together,
Heart reaching out to heart,
Hand reaching out to hand,
They began to build our land.
Some were free hands
Seeking a greater freedom,
Some were indentured hands
Hoping to find their freedom,
Some were slave hands
Guarding in their hearts the seed of freedom,
But the word was there always:
Freedom.

Down into the earth went the plow
In the free hands and the slave hands,
In indentured hands and adventurous hands,
Turning the rich soil went the plow in many hands
That planted and harvested the food that fed
And the cotton that clothed America.
Clang against the trees went the ax into many hands
That hewed and shaped the rooftops of America.
Splash into the rivers and the seas went the boat-hulls
That moved and transported America.
Crack went the whips that drove the horses
Across the plains of America.
Free hands and slave hands,
Indentured hands, adventurous hands,
White hands and black hands
Held the plow handles,
Ax handles, hammer handles,
Launched the boats and whipped the horses
That fed and housed and moved America.
Thus together through labor,
All these hands made America.

Labor! Out of labor came villages
And the towns that grew cities.
Labor! Out of labor came the rowboats
And the sailboats and the steamboats,
Came the wagons, and the coaches,
Covered wagons, stage coaches,
Out of labor came the factories,
Came the foundries, came the railroads.
Came the marts and markets, shops and stores,
Came the mighty products moulded, manufactured,
Sold in shops, piled in warehouses,
Shipped the wide world over:
Out of labor-white hands and black hands-
Came the dream, the strength, the will,
And the way to build America.
Now it is Me here, and You there.
Now it's Manhattan, Chicago,
Seattle, New Orleans,
Boston and El Paso-
Now it's the U.S.A.

A long time ago, but not too long ago, a man said:
ALL MEN ARE CREATED EQUAL--
ENDOWED BY THEIR CREATOR
WITH CERTAIN UNALIENABLE RIGHTS--
AMONG THESE LIFE, LIBERTY
AND THE PURSUIT OF HAPPINESS.
His name was Jefferson. There were slaves then,
But in their hearts the slaves believed him, too,
And silently too for granted
That what he said was also meant for them.
It was a long time ago,
But not so long ago at that, Lincoln said:
NO MAN IS GOOD ENOUGH
TO GOVERN ANOTHER MAN
WITHOUT THAT OTHER'S CONSENT.
There were slaves then, too,
But in their hearts the slaves knew
What he said must be meant for every human being-
Else it had no meaning for anyone.
Then a man said:
BETTER TO DIE FREE
THAN TO LIVE SLAVES
He was a colored man who had been a slave
But had run away to freedom.
And the slaves knew
What Frederick Douglass said was true.

With John Brown at Harper's Ferry, Negroes died.
John Brown was hung.
Before the Civil War, days were dark,
And nobody knew for sure
When freedom would triumph
"Or if it would," thought some.
But others new it had to triumph.
In those dark days of slavery,
Guarding in their hearts the seed of freedom,
The slaves made up a song:
Keep Your Hand On The Plow! Hold On!
That song meant just what it said: Hold On!
Freedom will come!
Keep Your Hand On The Plow! Hold On!
Out of war it came, bloody and terrible!
But it came!
Some there were, as always,
Who doubted that the war would end right,
That the slaves would be free,
Or that the union would stand,
But now we know how it all came out.
Out of the darkest days for people and a nation,
We know now how it came out.
There was light when the battle clouds rolled away.
There was a great wooded land,
And men united as a nation.

America is a dream.
The poet says it was promises.
The people say it is promises-that will come true.
The people do not always say things out loud,
Nor write them down on paper.
The people often hold
Great thoughts in their deepest hearts
And sometimes only blunderingly express them,
Haltingly and stumblingly say them,
And faultily put them into practice.
The people do not always understand each other.
But there is, somewhere there,
Always the trying to understand,
And the trying to say,
"You are a man. Together we are building our land."

America!
Land created in common,
Dream nourished in common,
Keep your hand on the plow! Hold on!
If the house is not yet finished,
Don't be discouraged, builder!
If the fight is not yet won,
Don't be weary, soldier!
The plan and the pattern is here,
Woven from the beginning
Into the warp and woof of America:
ALL MEN ARE CREATED EQUAL.
NO MAN IS GOOD ENOUGH
TO GOVERN ANOTHER MAN
WITHOUT HIS CONSENT.
BETTER DIE FREE,
THAN TO LIVE SLAVES.
Who said those things? Americans!
Who owns those words? America!
Who is America? You, me!
We are America!
To the enemy who would conquer us from without,
We say, NO!
To the enemy who would divide
And conquer us from within,
We say, NO!
FREEDOM!
BROTHERHOOD!
DEMOCRACY!
To all the enemies of these great words:
We say, NO!

A long time ago,
An enslaved people heading toward freedom
Made up a song:
Keep Your Hand On The Plow! Hold On!
The plow plowed a new furrow
Across the field of history.
Into that furrow the freedom seed was dropped.
From that seed a tree grew, is growing, will ever grow.
That tree is for everybody,
For all America, for all the world.
May its branches spread and shelter grow
Until all races and all peoples know its shade.
KEEP YOUR HAND ON THE PLOW! HOLD ON!

(Langston Hughes)

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10.2.10


ESPÍRITO DO TEMPO: HOJE



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)

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EARLY MORNING BLOGS

1735

Negue-me tudo a sorte, menos vê-la,
Que eu, 'stóico sem dureza,
Na sentença gravada do Destino
Quero gozar as letras.

(Ricardo Reis)

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8.2.10


NUNCA É TARDE PARA APRENDER: A "CAUSA GLORIOSA"

Robert Middlekauff, The Glorious Cause. The American Revolution, 1763-1789, Oxford History of the United States, 2005.

Este foi um dos melhores livros de história que li nos últimos tempos. Tive tanto gosto em lê-lo que continuo na Oxford History of the United States e estou a ler o livro de James McPherson sobre a guerra civil americana com idêntico prazer. O livro de Middlekauff é uma síntese notável de um momento igualmente notável da história, que encontrou um grupo de homens (e algumas mulheres) também notáveis, para fazer uma revolução que ainda hoje está longe de se extinguir nos seus efeitos. Os EUA são um dos casos de construção política que, depois de mais de dois séculos, continua a "funcionar" com base na "intenção" original. É um país com uma génese política voluntária, fruto de uma revolução cujos objectivos "patrióticos" colocavam o poder e a sua representação como o centro da revolta, e com um sistema político pensado a partir de uma reflexão séria sobre o que é "governar" em nome do "povo", sem correr o risco de despotismo. A Revolução Francesa conheceu muitas "ideias", mas o seu produto final, os Napoleões, o verdadeiro e o de imitação, eram, como "imperadores", uma cedência ao modelo político que a "canalha" tinha guilhotinado. A Revolução Americana começou "democrática" (claro que sem os indíos e os escravos) e acabou "democrática", e por isso o seu Cincinato acabou por ser Presidente e não Rei.

No livro de Middlekauff há três momentos: a revolta que culmina no Tea Party em Boston, a guerra entre os "patriotas" americanos e os ingleses e os "lealistas", e por fim os primeiros passos da construção dos EUA, assentes no frágil equilíbrio entre estados independentes de diferente dimensão e a necessidade de "consolidar um governo", que fosse o do conjunto do país. Destas três partes, a que me parece mais bem conseguida é a primeira, descrevendo como o conflito com o Parlamento inglês sobre os impostos, o "no taxation without representation", confrontou uma tradição de autogoverno local com um império britânico com que os americanos tinham um sentido de pertença cultural, mas ao qual perdem progressivamente o respeito político. A parte sobre a guerra da independência é igualmente bem conseguida, com Middlekauff a fazer uma excelente síntese quer dos momentos iniciais na frente norte, quer, depois, na frente sul das campanhas conduzidas por Nathanael Greene, em que quase nenhuma batalha foi ganha pelos americanos e a guerra foi perdida pelos ingleses. Por fim, já depois de seiscentas páginas, os capítulos sobre os debates constitucionais e o papel de homens como Madison, Adams, Jefferson, Hamilton, Franklin, mesmo Washington, sabem a menos do que os relatos anteriores, talvez porque a linha de história narrativa que Middlekauff segue para os eventos revolucionários se adapta menos aos debates teóricos dos "founding fathers".

Até ao próximo volume.

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EARLY MORNING BLOGS

1734 - Break of Day in the Trenches

The darkness crumbles away.
It is the same old druid Time as ever,
Only a live thing leaps my hand,
A queer sardonic rat,
As I pull the parapet’s poppy
To stick behind my ear.
Droll rat, they would shoot you if they knew
Your cosmopolitan sympathies.
Now you have touched this English hand
You will do the same to a German
Soon, no doubt, if it be your pleasure
To cross the sleeping green between.
It seems you inwardly grin as you pass
Strong eyes, fine limbs, haughty athletes,
Less chanced than you for life,
Bonds to the whims of murder,
Sprawled in the bowels of the earth,
The torn fields of France.
What do you see in our eyes
At the shrieking iron and flame
Hurled through still heavens?
What quaver—what heart aghast?
Poppies whose roots are in man’s veins
Drop, and are ever dropping;
But mine in my ear is safe—
Just a little white with the dust.

(Isaac Rosenberg)

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7.2.10

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A QUEDA DA CASA DE SÓCRATES


De repente, surgiu ao longo do caminho uma luz estranha, e eu me voltei para ver donde poderia ter saído uma claridade tão insólita, pois atrás de mim só havia a mansão com suas sombras. O resplendor vinha de uma lua no ocaso grande e cor de sangue, que agora brilhava vivamente através daquela fenda antes apenas perceptível, da qual eu disse que se estendia desde o telhado do edifício, fazendo ziguezague, até ao alicerce. Enquanto eu olhava, esta fenda rapidamente se alargou - houve uma rajada mais impetuosa da ventania - o globo inteiro do satélite invadiu de repente o campo de minha visão - meu cérebro sofreu um como desfalecimento quando vi que as grossas paredes ruíam, despedaçando-se - houve um longo e tumultuoso estrondo, com mil vozes de água - e a profunda e sombria lagoa aos meus pés fechou-se funebremente por sobre os destroços da "Casa de Usher".


(Edgar Allan Poe)
Este é dos raros casos em que, escrevendo este artigo à sexta-feira à tarde, não sei muito bem que situação existirá em Portugal no sábado de manhã, quando for publicado. Não por causa da encenação grosseira destes últimos dias à volta da Lei das Finanças Regionais, uma mistura de farronca e de dolo, cujo único efeito foi agravar ainda mais o espectáculo da instabilidade política face aos mercados internacionais. O Governo, que se prestou a este espectáculo, não tem qualquer espécie de noção da gravidade da situação em que colocou o país, isto na hipótese benigna. Porque, na hipótese menos benigna, sabe muito bem o que nos espera qualquer dia destes, e pretende arranjar um pretexto para se pôr a milhas, de preferência culpabilizando outros por uma "situação explosiva" que sempre negou existir e que, bem pelo contrário, ajudou e muito a agravar. Já toda a gente percebeu que Portugal é mesmo uma Grécia que acabará por ter que fazer à força, e por imposição exterior, aquilo que se recusou a fazer, mesmo apesar de ter sido de há dois anos para cá avisado dia sim, dia não, por quase todos os economistas, pelo Presidente da República e por essa senhora frágil que todos atacam e que disse sempre as coisas certas para Portugal, sem qualquer vantagem pessoal e política, pagando um preço elevado por o ter feito num país de irresponsabilidade optimista, outro nome para o desperdício, sob a égide da Casa de Sócrates.

Basta ver a agenda política dos últimos dias do primeiro-ministro para perceber até que ponto é assim. Estas semanas, com a crise "grega" a crescer no horizonte, comemorou os cem dias de um Governo que foi um não-Governo. Não tinha medidas para apresentar, obra dos cem dias, a não ser que se considere as suas experiências de engenharia social "fracturante", como o casamento de pessoas do mesmo sexo, uma "obra" governamental. Almoçou num dos vários dias em que comemorou os cem dias - sempre com a complacência da comunicação social para lhe permitir prolongar a comemoração do vazio - com umas senhoras da moda, alegre e contente, no seu melhor estilo Armani-Boss e deu 200 euros a cada nova criança. Pagos daqui a 18 anos. Este tipo de "oferta", puro desperdício sem sentido social, sem qualquer efeito benéfico mensurável, é mais uma das formas perversas de alimentar a ideia de um Estado que "dá" coisas aos cidadãos, ainda por cima dinheiro. E "dá" coisas com um profundo sentido de injustiça social, porque ricos e pobres vão receber os mesmos 200 euros.



Mas, quando comecei este artigo dizendo que não sabia que dia seria o de amanhã, confesso que na vaga esperança de que Portugal ainda seja um país em que se toma a sério a liberdade e a democracia, estava a pensar naquilo que o Sol revelou sobre a existência de um plano governamental para o controlo político da comunicação social. Serei certamente a última pessoa a ficar surpreendida com esse "plano" - na verdade mais uma conspiração do que um plano - porque faço parte de uma pequena minoria daqueles que achavam e acham que existe em Portugal um risco real de "asfixia democrática", com origem na Casa de Sócrates. Muitos o negaram, alguns com dolo, porque sabiam bem de mais o que se estava a passar e lhes interessava negá-lo; outros com ingenuidade, porque lhes parecia excessivo acusar o primeiro-ministro de mais do que mau jeito e inabilidade ou apenas grosseria no tratamento com a comunicação social. Outros ainda achavam que se tratava apenas de acusações inerentes ao jogo político e, como todos "fazem o mesmo", não valia a pena qualquer preocupação especial. Mas à luz do que todos os dias se vem a saber e daquilo que, com grande cópia de pormenores, faz parte dos documentos judiciais que o Sol começou a publicar, como é possível negar a evidência de que há mesmo uma "asfixia democrática" (seja qual for a imprecisão do termo e o seu mau uso)? Só negando a factualidade de tudo o que já se sabe sobre a "operação TVI" e as suas adjacências é que é possível negar que José Sócrates mais o seu grupo no PS (e intencionalmente não digo o PS, porque a Casa de Sócrates é um grupo muito especial à volta de Sócrates e do seu poderoso gabinete) organizou uma verdadeira conspiração com recursos públicos para, alterando a propriedade de órgãos de comunicação social para mãos amigas, poder assim calar os jornalistas que considerava inimigos.



Tudo é grave nos documentos judiciais, grave no sentido político, visto que do ponto de vista criminal a questão parece encerrada. Mas a dimensão cívica e política extravasa a questão judicial e a conspiração que lá está retratada mostra como funciona o poder político em Portugal, usando redes de poder e influência, a partir do Governo para empresas públicas e privadas, bancos "amigos" por exemplo, para realizar operações de compra de órgãos de comunicação social considerados hostis e para limpeza de pessoas e programas incómodos em vésperas de eleições. Tudo feito às escondidas, disfarçando as operações financeiras por detrás de ecrãs destinados a distanciar as decisões do primeiro-ministro. Este, quando confrontado com as pontas do véu que já se tinham levantado, protegeu-se mentindo ao Parlamento. Mas tudo isto é atentatório da liberdade e da democracia e, num país que preze estes valores, poderia levar à queda de um Governo. Não são os canalizadores de Nixon, mas a diferença não é muita.

Os meus leitores sabem que há muito tempo denuncio aquilo que sempre me pareceu um padrão de controlo obsessivo e de manipulação da opinião pública. Eu sei que tudo isto é um déjà vu, mas não me canso. Nenhum Governo foi mais longe do que o de Sócrates nesse esforço de condicionar o que pensamos, de impedir que possamos ser desviados por qualquer inconveniente jornalista demasiado curioso, ou qualquer jornal que não aceite o traço invisível dos temas proibidos, nenhum Governo foi mais longe na tarefa de nos enganar pura e simplesmente. Para o conseguir gastou-se dinheiro como nunca, agências de comunicação, encenações, marketing e, quando isto não chegava, exercício puro e duro do poder, às claras ou, pior ainda, às escondidas e no limite da legalidade, para varrer tudo o que incomodava a marcha gloriosa da Casa de Sócrates. Se estes novos dados conhecidos não tiverem consequências, é porque não prezamos a liberdade e a democracia como devíamos e merecemos os governantes que temos. Se tiverem, a Casa de Sócrates está como a Casa de Usher a cair.

(Versão do Público de 6 de Fevereiro de 2010.)

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MITRIDATIZAÇÃO

Um país que foi sujeito a um processo de mitridatização acaba por engolir todos os venenos sem ter efeitos. É como estamos hoje: por venenoso que seja o que sabemos sobre o comportamento da Casa de Sócrates, já não reagimos como devíamos, tão contínuas foram as doses de veneno que tivemos que tomar, que achamos tudo normal.

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EARLY MORNING BLOGS

1733

There was an Old Man who said, 'How
Shall I flee from that horrible cow?
I will sit on this stile,
And continue to smile,
Which may soften the heart of that cow.'

(Edward Lear)


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© José Pacheco Pereira
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