ABRUPTO

3.5.08


INTENDÊNCIA



Os Estudos sobre o Comunismo estão a ser actualizados.

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1290

En los nidos de antaño, no hay pajaros hogaño.

(Provérbio espanhol)

*

Bom dia!

(url)


EXTERIORES: CORES DO DIA DE HOJE

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver







Mauritânia. (Eduardo Jorge)



St. Petersburgo, 7am. Preparativos para mais uma celebração do Dia da Vitoria (9 de Maio) na Grande Guerra Patriótica.. "Eu lembro-me. Eu orgulho-me." (João Tiago Santos)





(José Santos)



Rosas da Primavera, Rampa-Alta, Amarante. (Helder Barros)

(url)

2.5.08


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 2 de Maio de 2008


Coisas absolutamente excelentes: o documentário "O Contrato" de autoria de Anabela de Saint-Maurice, com imagem de Helder Oliveira e edição de Namorado Freire, que passou em repetição na RTP2. Pode-se agora começar a ter uma ideia menos simplista, mais "culta", mas ao mesmo tempo mais "portuguesa", do que foi a colonização. E ter heimatlos dessas terras que tocámos, nalguns casos tocámos profundamente, como no improvável S. Tomé e Príncipe, e deixámos com um sentimento de perda e de alguma tragédia. Aqueles homens e mulheres levados de Angola e Cabo Verde para as roças, perdidos na sua miséria actual, no descalabro de casas, equipamentos, funções daquilo que foi uma espécie de falanstério capitalista nos trópicos, também ficaram por lá perdidos. Também têm saudades. Até dos portugueses.

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1289 - So Does Everybody Else, Only Not So Much

O all ye exorcizers come and exorcize now, and ye clergymen draw nigh and clerge,
For I wish to be purged of an urge.
It is an irksome urge, compounded of nettles and glue,
And it is turning all my friends back into acquaintances, and all my acquaintances into people who look the other way when I heave into view.
It is an indication that my mental buttery is butterless and my mental larder lardless,
And it consists not of "Stop me if you've heard this one," but of "I know you've heard this one because I told it to you myself, but I'm going to tell it to you again regardless,"
Yes I fear I am living beyond my mental means.
When I realize that it is not only anecdotes that I reiterate but what is far worse, summaries of radio programs and descriptions of cartoons in newspapers and magazines.
I want to resist but I cannot resist recounting the bright sayins of celebrities that everybody already is familiar with every word of; I want to refrain but cannot refrain from telling the same audience on two successive evenings the same little snatches of domestic gossip about people I used to know that they have never heard of.
When I remember some titlating episode of my childhood I figure that if it's worth narrating once it's worth narrating twice, in spite of lackluster eyes and dropping jaws,
And indeed I have now worked my way backward from titllating episodes in my own childhood to titillating episodes in the childhood of my parents or even my parents-in-laws,
And what really turns my corpuscles to ice,
I carry around clippings and read them to people twice.
And I know what I am doing while I am doing it and I don't want to do it but I can't help doing it and I am just another Ancient Mariner,
And the prospects for my future social life couldn't possibly be barrener.
Did I tell you that the prospects for my future social life couldn't be barrener?

(Ogden Nash)

*

Bom dia!

(url)

1.5.08


EXTERIORES: CORES DO DIA DE HOJE

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver



Cachoeira da Binga, na Gabela, Kwanza Sul, Angola, hoje. (Nuno Leal)





Hoje de manhã (Ostfriesland, Alemanha). (Luis Bonito)





Patagónia argentina. (MJ)





CGTP à espera.







UGT a caminho. (RM)

(url)


COISAS DA SÁBADO: A "CARTA" DE ROSA COUTINHO A AGOSTINHO NETO


Uma carta que circula há muitos anos, supostamente escrita por Rosa Coutinho a Agostinho Neto, apareceu num livro recente sobre as enormes violências em Angola e foi citada por António Barreto a partir do livro como sendo verídica. António Barreto já corrigiu essa atribuição face às dúvidas suscitadas entre outros por Ferreira Fernandes, admitindo o seu engano. Desse ponto de vista a questão está encerrada.

No entanto, a carta merece mais alguma atenção na medida em que é um fabricação, aliás grosseira, que pode ter sido feita ou por um habilidoso envolvido nos eventos ou por um serviço qualquer de desinformação. O seu objectivo é fazer uma campanha negra, contra Rosa Coutinho, que não precisava da carta para ter tido um papel sinistro nos eventos da descolonização de Angola.

Já li, por razões profissionais do meu trabalho histórico, literalmente milhares de documentos oriundos do universo comunista, não só os escritos com “língua de pau”, mas também os mais escondidos de todos, cartas com instruções secretas, relatórios do NKVD e do KGB, actas de encontros, comunicações de espionagem, papéis de polícia, denúncias, relatos de tortura, manuais de guerra revolucionária, e nunca encontrei um único documento genuíno que corresponda no teor, conteúdo e linguagem à carta atribuída a Rosa Coutinho. Pelo contrário, encontrei múltiplas fabricações exactamente iguais.

Nenhum comunista secreto ou público escreveria isto: “após a última reunião secreta que tivemos com os camaradas do PCP...” Se é secreta não se nomeia nem se diz com quem foi. E muito menos se poriam num papel perguntas retóricas como esta: “Não dizia Fanon que o complexo de inferioridade só se vence matando o colonizador? camarada Agostinho Neto, dá, por isso, instruções secretas aos militantes do MPLA para aterrorizarem por todos os meios os brancos, matando, pilhando, incendiando a fim de provocar a debandada de Angola”. Mais ainda este absurdo: “Sede cruéis sobretudo com as crianças, as mulheres e os velhos para desanimar os corajosos” Tudo resto é assim, tão de encomenda, tão destinado a suscitar a repulsa, caso viesse a público, como absurdo.

Há documentos genuínos com este tom, mas em movimentos doutro tipo, milenários, religiosos, étnicos, mas não existe nada de parecido no movimento comunista. Eu não estou a dizer que os comunistas não possam cometer as maiores atrocidades, cometeram-nas na URSS, na China, no Cambodja, em África, mas não as colocam no papel assim.

Espero que mais ninguém se engane com esta falsificação.

(url)


1º DE MAIO: UM BOM DIA CONTRA REVERÊNCIAS, OBEDIÊNCIAS, COMPROMISSOS E SILÊNCIOS



(António Leal)

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1288 - Merlin's Song

I

Of Merlin wise I learned a song,—
Sing it low or sing it loud,
It is mightier than the strong,
And punishes the proud.
I sing it to the surging crowd,—
Good men it will calm and cheer,
Bad men it will chain and cage—
In the heart of the music peals a strain
Which only angels hear;
Whether it waken joy or rage
Hushed myriads hark in vain,
Yet they who hear it shed their age,
And take their youth again.

(Ralph Waldo Emerson)

*

Bom dia!

(url)

30.4.08


HUBBUB


26. DICIONÁRIO DO PSD: "BASES"

"Bases" - a palavra "bases" para designar os militantes de um partido, aquilo que os ingleses chamam rank and file, é uma interessante manifestação vocabular da influência de Maio de 1968 onde menos se espera. Os Comités de Base, as organizações de base, a Base - FUT, "todo o poder às bases", ou "as bases contra as cúpulas", foram algumas das designações e usos que trouxeram, pela extrema-esquerda, a palavra "bases" para o vocabulário de partidos como o PSD, muitas vezes por via do catolicismo progressista. O PSD não tinha tradição própria, hesitava em usar o vocabulário corrente nas tradições jacobina e comunista ("cidadãos", "camaradas", preferia "companheiros"), e passou a usar as palavras que circulavam nos meios não-comunistas do socialismo radical como o MES, ou em sectores do MFA. Muito significativamente nenhum dirigente do PCP trata os militantes do seu partido de "bases", mas sim de "comunistas" ou "militantes", do latim "milites", soldado. A expressão não é também usada correntemente no PS, ficou na identidade do PSD.

(Continua.)

*
Os vocabulários nos partidos sempre tiveram piada. Por ex. no MES havia uma palavra com muita importância e significado que era “orla”. Era um grau acima ao da “base” e com uma conotação mais intelectual. Havia quem militasse nas bases e quem militasse nas orlas. Vir das “orlas” significava um pouco como deixar de ter dúvidas. E havia os que voltavam às orlas. Era uma espécie de limbo ao qual se dava por princípio muita atenção e onde havia sempre muita discussão.

(sérgio)

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1287

On s'est trompé lorsqu'on a cru que l'esprit et le jugement étaient deux choses différentes. Le jugement n'est que la grandeur de la lumière de l'esprit; cette lumière pénètre le fond des choses; elle y remarque tout ce qu'il faut remarquer et aperçoit celles qui semblent imperceptibles. Ainsi il faut demeurer d'accord que c'est l'étendue de la lumière de l'esprit qui produit tous les effets qu'on attribue au jugement.

(De la Rochefoucauld, Reflexions ou sentences et maximes morales )

*

Bom dia!

(url)

29.4.08


EXTERIORES: CORES DO DIA DE HOJE

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver



Letreiro numa loja de Nova York. (Ana Pimentel)



Vista das traseiras do café-restaurante do Centro Comercial Roma, em Lisboa, assaltado esta madrugada (de 28 para 29 de Abril). À parte o ladrão que se feriu nos vidros (há sangue visível), parece que, na realidade, já ninguém se preocupa muito.

( C. Medina Ribeiro)



Camponesa a «cortar erva», como se diz em Sul. (José Manuel de Figueiredo)



Passagem do tempo por um banco do jardim de S. Amaro. (RM)





Cabo da Boa Esperança. (Manuel Pinheiro)





Andebol no Funchal. (C. Oliveira)



Saída da Missa. (RM)

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1286 - Odisea, libro vigésimo tercero

Ya la espada de hierro ha ejecutado
La debida labor de la venganza;
Ya los ásperos dardos y la lanza
La sangre dcl perverso han prodigado.
A despecho de un dios y de sus mares
A su reino y su reina ha vuelto Ulises,
A despecho de un dios y de los grises
Vientos y del estrépito de Ares.
Ya en el amor del compartido lecho
Duerme la clara reina sobré el pecho
De su rey pero ¿dónde está aquel hombre
Que en los días y noches del destierro
Erraba por el mundo como un perro
Y decía que Nadie era su nombre?

(Jorge Luis Borges)

*

Bom dia!

(url)

28.4.08


EARLY MORNING BLOGS


1285

Un habile homme doit régler le rang de ses intérêts et les conduire chacun dans son ordre. Notre avidité le trouble souvent en nous faisant courir à tant de choses à la fois que, pour désirer trop les moins importantes, on manque les plus considérables.

(De la Rochefoucauld, Reflexions ou sentences et maximes morales )

*

Bom dia!

(url)

27.4.08


EXTERIORES: CORES DO DIA DE HOJE

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver



"Espaço Internet" em Covas do Monte. (José Manuel de Figueiredo)

(url)


HUBBUB


25.

Estranhas formas de vida.

Interessantes e imaginativas formas de consulta às "bases":
Um grupo de 58 militantes destacados do PSD/Algarve decidiu hoje por larga maioria apoiar a candidatura de Alberto João Jardim à liderança do PSD, numa votação em que Manuela Ferreira Leite obteve apenas 3 por cento de votos favoráveis. Questionados directamente sobre uma eventual candidatura do presidente do Governo Regional da Madeira, 52 por cento dos militantes consideraram-na «a melhor» e 29 por cento «talvez», contra apenas 17 por cento de «nãos», revelou Mendes Bota à Lusa no final da reunião, destacando que «81 por cento abriu as portas a Alberto João Jardim». (...) Convocada pelo presidente da distrital de Faro, Mendes Bota, a reunião, de carácter informal, teve como base de convocatória a comissão que há seis meses apoiou a candidatura de Luís Filipe Menezes, bem como os órgãos distritais, as secções e vários presidentes de câmara. Mendes Bota reconheceu que não foram convidados alguns militantes e autarcas sociais-democratas ...

(LUSA)
Um boletim de voto encolhido e "simplificado":
No Porto, a Comissão Politica Alargada escolherá hoje entre "Votar em Pedro Passos Coelho, Alberto João Jardim ou APOIAR OUTRA SOLUÇÃO EM ALTERNATIVA" - assim mesmo, em letras gordas, e excluindo Santana Lopes e Ferreira Leite.

(Jornal de Notícias)

(url)


COISAS DA SÁBADO: A PALAVRA PRESIDENCIAL



O Presidente tem-se dedicado a falar dos benefícios da “palavra presidencial”, um contributo para a sua teorização da função. “Cooperação estratégica” e o uso da “palavra presidencial”, são as suas contribuições para já. Quanto a esta última, Cavaco Silva considera-a na sua dupla vertente de “palavra pública” e “privada”. Considera a primeira “um dos mais importantes instrumentos de actuação do Presidente da República” e defende o seu uso “ponderado” em “falar de modo a ser escutado” resistindo à “pressão mediática”. A palavra em privado exige
contenção da sua parte como pode exigir que actue com discrição, longe dos holofotes da comunicação social, e que sujeite certas matérias a um dever de reserva. Este dever de reserva não significa, (...) , alheamento ou passividade relativamente às políticas e às medidas governamentais, nem uma renúncia definitiva a, se for caso disso, sobre elas vir a tomar posição pública.
No texto em que faz esta teorização do uso da “palavra presidencial” dá vários exemplos concretos de como a usou no segundo ano do seu mandato, e de um modo geral, tal uso parece ser equilibrado. Mas foi exactamente baseado nestas ideias sobre a sua “palavra” que o Presidente se recusou a dizer alguma coisa, e a fazer alguma coisa. Se o tivesse feito sabia-se pela natureza impossível do “privado” desse fazer no que diz respeito à recusa de Jardim e dos deputados do PSD em fazerem uma sessão solene do parlamento regional para receber o Presidente na sua instituição. Tudo isto com a agravante de Jardim, no seu estilo habitual, ter chamado “loucos” aos deputados da oposição.

Quando confrontado com o seu silêncio o Presidente remeteu para o que tinha escrito sobre a “palavra presidencial”, para justificar reserva pública. Só que neste caso não há palavra privada que substitua a pública, a matéria não é aliás passível de tratamento privado, não é do mesmo teor que o apaziguamento entre o governo regional e o nacional, não se trata de nenhuma matéria de discussão em que o Presidente modere. Não trata-se de pura política democrática, tratava-se do Presidente mostrar, usando a sua palavra, com ponderação e prudência, que não era indiferente a não ser recebido no parlamento regional, porque a maioria acha que a oposição são uns “loucos”. É uma matéria política que exigiria uma palavra presidencial sobre as instituições, que só podia ser pública. E que não podia ser silenciada, como foi.

(url)


INTENDÊNCIA



Em alturas como estas há sempre um enorme surto do correio. Em momentos mais pacíficos, já não lhe dou resposta adequada. Agora então é que não consigo dar-lhe resposta a não ser ínfima. Peço desculpa a todos. Leio tudo, nada fica sem atenção, mas não posso garantir resposta atempada.
*

Os Estudos sobre o Comunismo estão a ser actualizados, incluindo o texto "Francisco Martins Rodrigues e a Reunião do Comité Central do PCP de Agosto 1963 em Moscovo", versão simplificada e sem notas de parte de um capítulo de um livro que estou a terminar, intitulado O “Um Dividiu-Se Em Dois”. Origens e Enquadramento Internacional dos Movimentos Pró-Chineses e Albaneses nos Países Ocidentais e em Portugal (1960-1965).

(url)


EXTERIORES: CORES DO DIA DE HOJE

Clicando na fotografia fica na boa dimensão. Para se ver



S. Petersburgo: espera para a bênção dos Kulich, bolos tradicionais de Páscoa.
(João Tiago Santos)

(url)


EARLY MORNING BLOGS


1284 - "Speech"

"Speech"—is a prank of Parliament—
"Tears"—is a trick of the nerve—
But the Heart with the heaviest freight on—
Doesn't—always—move—

(Emily Dickinson)

*

Bom dia!

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]