ABRUPTO

6.1.12


COISAS DA SÁBADO: PORTUGAL NO SEU MELHOR 



A nossa esquerda mobiliza-se para defender o “serviço público” da RTP e é indiferente à sorte dos Estaleiros de Viana do Castelo. 

A nossa direita mobiliza-se para manter uma “informação pública” na RTP, Lusa, rádios, etc. e acha bem que, em nome da “democratização da economia”, os Estaleiros de Viana do Castelo fechem. 

A nossa esquerda arrepela-se perante a hipótese de se privatizar um canal da RTP, ficando o resto por privatizar, e quer lá saber da privatização dos Estaleiros, mesmo que isso salve a empresa e parte dos empregos.

 A nossa direita jura todos os dias que o “serviço público” justifica a presença do estado na RTP, mas não mostra qualquer zelo em privatizar os Estaleiros, nem lhe passa pela cabeça que possa haver razões “públicas” para os manter. 

O governo não quer nem ouvir falar em fechar a RTP e acha normal fechar os Estaleiros de Viana do Castelo. Isto é só para comparar um custo de propaganda, com um custo numa estrutura industrial, uma das que seria suposto servir para de novo re-industrializar o país, “virar-nos para o mar”, refazer a nossa frota pesqueira, fornecer navios à nossa Marinha, e outras tretas do discurso oficial. 

A RTP está a custar mais do que o estado está disposto a dar às perdulárias empresas do sector público, a que aponta o dedo para ignomínia e escândalo na rua. 

Os Estaleiros são apenas um exemplo que escolhi porque as dívidas acumuladas dos Estaleiros são pouco mais do dobro de um ano de subvenção estatal à RTP: 240 milhões de euros, para 110. Como se sabe, RTP e Lusa custam um terço de todo o dinheiro atribuído em indemnizações compensatórias, à CP, REFER, TAP, SATA, Metro de Lisboa e Porto, Carris, STCP, etc., etc. já em tempos de vacas magras. Tudo isto com base em decisões já tomadas pelo governo actual, e que, como é óbvio, poderiam ser outras. 

Daqui a um ano, a RTP continuará firme e hirta ao serviço do Ministro da tutela e os Estaleiros ameaçam transformar-se num grande parque de sucata. Isto é só para mostrar como o liberalismo pouco tem a ver com estas opções.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]