ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
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20.3.09
ÍNDICE DO SITUACIONISMO (73): UMA "ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO" NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS - FERREIRA LEITE - 1308 VERSUS PASSOS COELHO - 2826 A questão do situacionismo não é de conspiração, é de respiração. E, nalguns casos, de respiração assistida. A propósito do tratamento dado pelo DN a Passos Coelho por comparação a Manuela Ferreira Leite, lembrei-me de fazer um pequeno exercício: executar uma pesquisa no motor de busca da edição online do referido jornal, de modo a perceber qual o destaque dado a uma e outra personalidade. Neste aspecto, a informática por definição não mente: é feita uma procura com base em palavras-chave. Deparei-me então com o resultado que envio em anexo. Isto vale o que vale. Não faço comentários, apenas coloco os PrintScreens dos resultados. (Ricardo Carvalho) * Não viria grande mal ao mundo se o seu post se limitasse a albergar a opinião de um seu leitor. No entanto, nem a opinião é apresentada como tal - pretende passar-se a ideia que se trata de um facto - nem o autor do blog se exime à corresponsabilidade editorial, titulando o post de maneira a corroborar o seu conteúdo.Fica aqui publicada a carta, mas continuo a afirmar e a validar a nota do leitor Ricardo de Carvalho. Antes de a publicar fiz eu próprio uma verificação e o essencial permanece válido: existe um número de referências a Passos Coelho, em detrimento de Manuela Ferreira Leite, no Diário de Notícias, ímpar na imprensa portuguesa. Muitas vezes, sem sequer se justificar por qualquer relevância jornalística, o jornal promove Passos Coelho como seja publicando a sua agenda, mesmo pequenos encontros de secção, facto que não tem paralelo com qualquer outro "conselheiro nacional" do PSD, como o jornal o titula. Do mesmo modo, há uma sistemática igualização da Presidente do PSD com um seu "conselheiro nacional" no tratamento de actividades de muito diferente dimensão e relevância. Por exemplo, em titulações como esta:" Manuela Ferreira Leite e Passos Coelho foram ontem para o terreno" (14 de Março). Existem também entradas em tudo o que é secção social e um uso abundante de fotografias promocionais. O argumento de José Manuel da Silva não invalida esta factualidade, quando por exemplo cita a correlação com a palavra PSD, porque muitas das referência são feitas em secções do jornal em que a relação com o PSD não está explicitada, como seja as de tipo "gente" e as que cobrem o "social", onde Passos Coelho é presença habitual e muitas vezes forçada. O resultado em bruto pode não explicar tudo e exagerar na desproporção, mas a desproporção é evidente para todos os leitores do jornal, quer quantitativa (a medida pelo motor de busca) quer qualitativa. Se se experimentar no motor de busca as correlações entre cada um dos nomes com palavras "positivas" e "negativas" ainda se percebe melhor a diferença. (url)
© José Pacheco Pereira
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