ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
|
21.1.09
No decálogo ponto 9: promoção de Passos Coelho. O Diário de Notícias é o principal veículo da promoção de Passos Coelho tratado como o verdadeiro líder do PSD, com abundante direito a primeiras páginas (hoje também) e a artigos de página inteira, com uso sistemático de fotografias de pose. Todo o reporting é acrítico e desprovido de qualquer distanciação, ao contrário do que acontece com outros agentes políticos. O jornalista Francisco Almeida Leite tem um papel central nessa promoção (quem tem dúvidas veja a sucessão de artigos por ele assinados desde a campanha eleitoral interna de 2008 no PSD). No artigo de F.A.L. de hoje estas pérolas sobre "o discurso, ao qual o DN teve acesso": "Perante uma plateia de empresários e de decisores, que na sua maioria pagaram cerca de 1700 euros para assistir à conferência [sugestio falsi: a de que o fizeram para assistir à conferência de Passos Coelho e não, por exemplo, à de Sócrates...] (...) Passos nunca pôs o TGV em causa, como fez Manuela Ferreira Leite."Passos Coelho é tratado no artigo como "conselheiro nacional do PSD", fórmula de tratamento bem pouco usual ( na conferência aparece como "General Manager, Fomentinvest"), mas que serve para dar respeitabilidade, e é sempre apresentado nestes artigos como não fazendo oposição a Manuela Ferreira Leite apesar de a contradizer todos os dias. F.A.L. acrescenta, admirado, que "Passos Coelho fez duas conferências em dois dias." SITUACIONISMO +3 (url)
© José Pacheco Pereira
|