ABRUPTO

1.9.08


NUNCA É TARDE PARA APRENDER: UMA II GUERRA MUNDIAL COMO NUNCA SE TINHA OUVIDO FALAR (1)

Norman Davies, Europe at War 1939-1945: No Simple Victory, 2006

Norman Davies é um dos historiadores contemporâneos que mais prezo. A sua história da Polónia é fundamental e os dois volumes sobre a Europa e sobre as "Ilhas" (Reino Unido e Irlanda) têm todas as virtudes de rigor, clareza, mecanismos originais de apresentação da "matéria" histórica, ironia e uma capacidade de síntese que só quem estudou e sabe muito é capaz de ter. Como é da tradição inglesa, a narrativa é importante e os livros são um prazer quer de ler, quer de folhear, outra maneira de ler (a sua história da Europa permite andar de trás para a frente à vontade, sem perda de nexo). E como também é da tradição anglo-saxónica, a narrativa é "provocative", defronta os nossos preconceitos, ignorâncias, falsas ideias, criadas muitas vezes por uma historiografia pouco cuidadosa ou ideologicamente manipulada.

Os livros só têm um "defeito" que, para quem os lê, pela duração da leitura, é uma vantagem: são muito volumosos, impossíveis de trazer no bolso e difíceis de levar para a cama. E, no caso português, isso deve ter sido um óbice à tradução, porque publicando-se tanta coisa menor, a obra de Davies exigiria ser traduzida e não o está que eu saiba.(*)

Quando comecei as quinhetas páginas de Europe at War eu estava de pé atrás: para que é que eu vou ler outro livro sobre a II Guerra Mundial, cuja historiografia conheço relativamente bem? Eu gosto de Davies, como se percebe, mas não tinha muito entusiasmo em ler mais uma história de síntese da guerra. Erro completo, o livro é obrigatório e fundamental.



(*) (...) este livro de Norman Davies foi publicado em Portugal pelas Edições 70 este ano com o título «A Europa em Guerra 1939-1945». Cada exemplar pesa 1,240 kg, o que confirma os seus comentários sobre o tamanho do livro.

(José Carlos Santos)



(Continua.)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]