ABRUPTO

19.9.08


COISAS DA SÁBADO: CASOS DO DIA – O SR. NOGUEIRA

O sr. José Nogueira, dono de um mini-mercado em Gondomar, foi a um programa de Teresa Guilherme acompanhado da família toda, mãe, mulher, e filhos, de 19 e 21anos. Nesse programa, onde é suposto dizerem-se verdades sob controlo electrónico (programa que nunca vi, mas hei-de ver) disse umas verdades que motivaram uma notícia do Correio da Manhã, parece que espantado pela franqueza do homem.

Perguntado se batia na mulher, parece ter sido impedido de ter que dizer que sim, admitiu que “já tentou conquistar a mulher de um amigo” e que "há mulheres que vão ao mini-mercado" só para o seduzirem”. Disse que gosta de "andar com muito dinheiro no bolso", para mostrar que está bem na vida”. O muito dinheiro são 500 ou 600 euros, em maços de notas. Também me parece prática comum, há quem traga isso nos dedos entesourando em anéis, embora o senhor Nogueira deva ter em conta que os tempos estão fáceis para o crime e vai ter que olhar duas vezes à volta quando fechar ou abrir o mini-mercado, aquilo que antes se chamava uma mercearia. E disse que escapou à tropa fazendo-se passar por epiléptico: "Fui treinado por uma pessoa que sabia. Sujei-me de lama, fiz-me de tolinho e levaram-me para o hospital. Deram-me uma droga para fingir o ataque”.

Mas o que realmente parece ter surpreendido o povo, o Correio da Manhã, esse jornal de barba dura, e “uma incrédula Teresa Guilherme”, que deve andar distraída, é que o sr. José Nogueira disse (“confessa” escreve o jornal), “que por 250 mil euros não se importava de ter relações homossexuais: "Por esse dinheiro até aviava dois". Mas qual é a surpresa? Só a Demi Moore é que pode aceitar “propostas indecentes” do Robert Redford por um milhão de dólares, num mundo limpinho, belo e asséptico? Em que é que o senhor Nogueira é diferente do povo que habita as revistas do jet set? Só se for por ser um pouco mais caro.

O que parece chocar no sr. Nogueira é que ele é... como muita gente, a seu modo, no seu mundo, não vejo a espantação. A única coisa que ele vendeu no programa da Teresa Guilherme foi a hipocrisia, verdade seja um importante elemento da vida em sociedade. Mas fora disso, essa é a vida real lá fora e não é com pessoas como o senhor Nogueira que se deve ser moralista. É com os que são como o senhor Nogueira e estão sempre a dizer-nos que não o são.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]