ABRUPTO

26.11.07


PROBLEMAS DE UM ENCICLOPEDISTA MODERNO (2): POR QUE É QUE AS MULHERES USAM OS NOMES DOS MARIDOS QUANDO CASAM?

Só tenho uma resposta: para me complicar a vida, aumentando a dificuldade da procura dos nomes femininos na Rede para a enciclopédia. Acabo por me tornar tão feminista como os autores do Dicionário do Feminino que resolveram abolir os nomes dos maridos apensos aos das mulheres nas entradas do livro, o que me pareceu mal se elas os usavam como acrescento de identidade. Para além disso eram mulheres do século XIX e dos primeiras décadas do século XX, percebia-se, era costume. Agora antigas esquerdistas, revolucionárias, bolcheviques modernas, maoístas, trotsquistas, soixante-huitards, que acabaram com o nome do marido no fim, já é matéria de estudo, mesmo apesar das complicações da identidade. Agora, minhas amigas, companheiras, camaradas, por favor, se casarem agora deixem o nome como está, não me compliquem a vida.

*

Porque uso o sobrenome do marido:

- Porque é um acrescento à identidade

- Porque mulher gosta de acrescentos, como de bijutaria

- Porque marido serve para usar

- Porque mulher gosta de usar o marido

- Porque é um disfarce

- Porque mulher gosta de disfarce

- Porque mulher gosta de qualquer disfarce

- Porque - esquerdista, revolucionária, bolchevique, moderna, maoísta, trotsquista, soixante-huitard - a mulher disfarça sempre

- Porque começa logo a disfarçar como filha, como mãe, como

- Porque maior disfarce é usar apenas o nome do pai

- Porque igual disfarce é usar apenas o nome da mãe

- Porque há vida para além da rede, das enciclopédias e dos registos

- Porque ‘never mind mind, essence is not essential, and matter doesn’t matter’ (Woody Allen – ‘My Philosophy’ in Getting Even, 1996, cap 4, sec. I)

(MJ)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]