ABRUPTO

31.8.07


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 31 de Agosto de 2007

Dos 10 milhões de endereços de correio electrónico que o Governo anunciou há cerca de 15 meses, alguém sabe referir meia-dúzia deles, válidos?

(C. Medina Ribeiro)
*

Eu acho que a RTP sabe muito bem o que faz nos seus Momentos-Chávez com José Sócrates "estrelando". Todos os dias se percebe cada vez melhor o esquema, como hoje no noticiário das 13 horas que acabei de ver, a propósito do anúncio de uma nova barragem. O modelo é sempre o mesmo, e contrasta com o tratamento televisivo das outras estações (hoje vi o da SIC para comparação). Mostra como a RTP passa sempre o Primeiro-ministro em grande plano, sozinho no palanque, numa intervenção sempre mais longa na RTP do que nos outros noticiários, com os conteúdos da "mensagem", mesmo os puramente propagandísticos desprovidos de valor informativo, repetidos ad nauseam, (como a ideia de "os outros não fizeram, nós fazemos"), intactos na intervenção televisiva. Eles sabem o que fazem e sabem que nós sabemos o que eles fazem.

*
No seu ataque de hoje à Informação da RTP, fiquei com uma dúvida. Suponho que a hora da publicação do seu post é a de Lisboa. Se assim for, tenho que o felicitar pela rapidez da sua análise a peças jornalísticas da RTP. Conseguiu emitir o seu juízo mesmo no minuto em que peça acabou de ser emitida. Continuando a partir do princípio de que a hora de publicação do post (13:11) é a de Lisboa, gostaria que me esclarecesse como conseguiu compará-la com a peça da SIC, que foi emitida às 13:14.

Já não faço comentários às acusações que faz à informação da RTP, porque fazem parte da sua campanha contra o Serviço Público de Televisão. Tem todo o direito a fazê-la.

(António Luís Marinho)

NOTA: Se António Luis Marinho conhecesse o Blogger saberia que a hora indicada corresponde à abertura da nota que iniciei mal vi a notícia da RTP. O que tinha a dizer sobre a RTP poderia tê-lo dito mesmo sem comparação com outra estação, porque o tratamento que a RTP faz das sessões do Primeiro-ministro parece-me errada de per si. Entretanto apareceu a notícia da SIC que me permitiu a comparação que, como se sabe, se seguiu imediatamente à da RTP. A nota foi publicada por volta das 13:19, como pode ver, por exemplo, no Google Reader, depois de ambas as notícias terem sido emitidas.

É verdade que eu tenho "todo o direito" a ter a minha opinião sobre a RTP, mas o que gostava de ver é o Director de Informação da RTP a discutir a substância das críticas que faço Gostava de o ver a reagir a esta frase "a RTP passa sempre o Primeiro-ministro em grande plano, sozinho no palanque, numa intervenção sempre mais longa na RTP do que nos outros noticiários, com os conteúdos da "mensagem", mesmo os puramente propagandísticos desprovidos de valor informativo, repetidos ad nauseam, (como a ideia de "os outros não fizeram, nós fazemos"), intactos na intervenção televisiva", e não a tentar apanhar-me na esquina de um erro qualquer, ainda por cima com ignorância sobre o funcionamento do Blogger. Isso sim valia a pena.

Etiquetas: ,


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]