ABRUPTO

15.2.07


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: AVISOS DE RECEPÇÃO


Fui alertado para isto por um jovem autor. Leia, por favor, este regulamento (está disponível, na íntegra, em PDF no site da FNAC.pt:

PRÉMIO LITERÁRIO FNAC/TEOREMA 2007
Regulamento
1 - Âmbito e aplicação
Ao Prémio Literário FNAC/Teorema 2007 podem concorrer todas as obras inéditas de autores que não possuam qualquer obra de ficção publicada, seja romance ou colectânea de contos.
2 - Formato dos trabalhos
Cada trabalho deve ter entre 150 e 200 páginas em formato A4, 1800 caracteres por página, impressas a duplo espaço entre linhas e encadernadas. Devem ser entregues 5 exemplares do manuscrito, acompanhados do nome e contacto telefónico e, se possível, electrónico (não são aceites pseudónimos).
3 - Prémio
O prémio consiste na publicação da obra vencedora pela Editorial Teorema, reservando-se, no entanto, o direito de o mesmo não ser atribuído, caso se conclua não existir o nível de qualidade mínima exigido pelo júri. O premiado aceita como condição a celebração de um contrato de utilização da obra nos termos do artigo 41o do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
4 - Entrega dos textos
Os trabalhos devem ser enviados com aviso de recepção para a seguinte morada: Prémio Literário FNAC/Teorema Acção Cultural Fnac Amoreiras Plaza R. Prof. Carlos Alberto Mota Pinto, 9 1070-374 Lisboa
Prazo limite para recepção dos trabalhos: dia 15 de Fevereiro de 2007.
5 - Composição do júri
O júri é composto por 5 elementos:
Nuno Júdice, poeta e professor universitário
Rui Zink, escritor e professor universitário
Isabel Coutinho, crítica literária
Dóris Graça Dias, crítica literária
Carlos da Veiga Ferreira, editorial Teorema
(etc., etc., etc.) (os "bold" são meus)

Vamos, então, imaginar um jovem autor que concorre: trabalhou o seu livro até à exaustão. Dirige-se com um mínimo de 150 páginas A4 à loja das fotocópias para mandar fazer 5 cópias encadernadas. Gasta perto de 100 € e sai de lá com 750 folhas A4. Dirige-se ao posto dos Correios para enviar REGISTADO COM AVISO DE RECEPÇÃO. O funcionário dos CTT responde-lhe, paulatinamente, que isso é impossível: registos com aviso de recepção só até 2 Kg. Estão ali mais de 5 Kg de papel. O nosso jovem autor fica na dúvida. Enviar sem aviso de recepção é atropelar o regulamento. Das duas uma: ou volta para casa com 750 folhas de A4 ou envia registado por EMS (cerca de mais 100 €).

O clima surrealista adensa-se: o nosso jovem autor liga para a FNAC, esgotando praticamente o saldo do seu telemóvel. A menina arrogante que o atende diz que a FNAC não aceita o envio de manuscritos por EMS. Aconselha os jovens autores a enviarem os seus manuscritos repartidos por 5 envelopes. Isto, se cada manuscrito tiver 150 páginas e, portanto, com a encadernação não ultrapassar os 2 Kg. Mas se o manuscrito tiver 200 páginas ultrapassa os 2 Kg. e aí já ninguém sabe o que fazer. O jovem autor expedito com um manuscrito de 200 páginas fará um último, derradeiro e desesperado telefonema para a FNAC perguntando se pode enviar a sua obra dividida por capítulos. Ou terá que a imprimir em papel de bíblia?

Coragem, portugueses. Só vos faltam as qualidades.

(Paiva Raposo)

Etiquetas:


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]