ABRUPTO

8.2.07


NOTAS SOBRE A "CULTURA DE BLOGUE" 3

A "cultura de blogue" aplica-se a uma geração que segue os "assuntos correntes" pelos blogues, e que apenas a complementa por sítios na Rede que fornecem informação mais estruturada para interesses específicos (por exemplo, sobre futebol, sobre sexo).
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/7/75/NYTimes-Page1-11-11-1918.jpg/260px-NYTimes-Page1-11-11-1918.jpg http://babel.massart.edu/~kb/thesis/CaseStudy-11.21.01/TimeWebGallery/images/CNN.9.21-americasnewwar.jpg http://i78.photobucket.com/albums/j89/randymorin/blogosphere.jpg
Seguindo os "assuntos correntes" pelos blogues, secundariamente pela televisão, e só depois e nalguns casos, pelos jornais, a agenda resulta muito diferente: é mais conflitual, e tende a criar um mecanismo de arregimentação e pertença, nem que seja a grupos de blogues "amigos". A tribalização da blogosfera é prévia à dos seus leitores, mas fomenta militantismo e causas e é mais eficaz para posições mais extremas do que para o "meio" moderado. Lendo o actual debate sobre o aborto na blogosfera ele é frontalmente adversarial, um contínuo Prós e Contras, mais agressivo do que os debates televisivos e não tendo zona neutra. Quem se forma numa "cultura de blogues" tende a achar normal a radicalização dos debates e a acentuar paixões tribais e clubísticas, mas também tende a ser mais mobilizado por causas públicas. Este sentimento de envolvimento é tanto maior quanto certos mecanismos (como as caixas de comentários) geram uma ilusão de participação igualitária.

Etiquetas: , ,


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]