ABRUPTO

7.1.07


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 7 de Janeiro de 2007


Um caso típico de esquecimento mediático por esgotamento: a gripe das aves. E no entanto, o virus continua o seu caminho...

*

[newblogcrop.png]

Esta imagem vale por mil palavras e exige mil palavras. Este retrato da blogosfera americana revela não só a complexidade deste novo media, como também ligações e densidades que nem sempre são evidentes à análise mais superficial. Por exemplo, o grupo mais denso de ligações em baixo é aquilo que podemos chamar a "blogosfera política". Está na altura de aceitar que, pelo menos numa fase inicial da blogosfera ( e isto aplica-se à portuguesa), os blogues políticos criaram uma sub-comunidade densa muito particular e que isso tem a ver com um fenómeno de subrepresentação de muitas "falas" políticas na atmosfera. Outra das características desta "blogosfera política" é não ter um centro evidente, contrastando por exemplo com os outros núcleos como o da blogosfera "técnica", aqui à volta do Boing Boing, o ponto luminoso em cima. Embora seja verdade que a maioria dos blogues não é "político", a granulação da imagem da blogosfera torna-os mais um fundo do que uma forma. No universo-blogosfera, a força da gravidade encontra-se na política e na sociedade, mas a matéria negra são os "diários" pessoais. Pensando bem, não era óbvio que fosse assim. (Dados no Data Mining: Text Mining, Visualization and Social Media.)

*

O Portugal dos Pequeninos sobre Gaspar Simões: Gaspar Simões é mais um daqueles casos do nosso nacional desprezo pelo trabalho árduo de décadas, pela dedicação incómoda a uma tarefa ingrata na pequeníssima república das nossas letras, cheia de lutas territoriais por um espaço exíguo, e dos efeitos mediáticos do "passar de moda".

*

Mais uma das razões da escolha do Provedor dos Leitores do Público para as Boas Coisas da Comunicação Social do ano passado: a severa crítica de "formas de plágio" pelos jornalistas que hoje o jornal publica.

*

Uma novidade presidencial a saudar: na página da Presidência da República um lugar sobre a viagem indiana de Cavaco Silva, com muita informação em tempo real. Vantagens de ter na Presidência Diogo Vasconcelos, o homem que o governo saneou da UMIC (Unidade de Missão, Inovação e Conhecimento), que ele fez do nada com grande mérito e isenção para ser afastado por puro sectarismo político.

Etiquetas: , , ,


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]