ABRUPTO |
![]() semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
|
13.1.07
![]() ![]() VENDO OUVINDO ÁTOMOS E BITS de 13 de Janeiro de 2007 ![]() No caso português dois factores foram fundamentais: o trabalho de alguns Provedores dos Leitores e os blogues. O Provedor dos Leitores do Público não caiu nem na complacência corporativa nem no receio de ser mal visto pelos jornalistas da casa. A Direcção do Público, como se vê no recente e exemplar caso de plágio (ver a documentação publicada), não deixou também morrer o assunto, mostrando como o jornal não é apenas de "referência" por se auto-nomear como tal. Por seu lado, os blogues mudaram tudo e tornaram o escrutínio da comunicação social em tempo quase real um ponto sem retorno. Blogues como o Bloguitica fazem muita gente subir pelas paredes da sua redacção acima, exactamente porque o estilo seco e objectivo do seu autor não deixa muita margem para esconder os erros e as manipulações evidentes. Outros blogues, em muitas áreas tem trazido o mesmo tipo de análise, comentário, debate aos produtos da comunicação social. Claro que há exageros e, às vezes, injustiças, mas há hoje na blogosfera a "coluna" que nunca nenhum jornal quis ter: havia crítica de televisão, não havia crítica de jornais. Agora há. Alguns jornalistas reagem com uma imensa irritação ao verem o seu trabalho escrutinado. Não adianta, os tempos já mudaram mesmo e não voltam atrás. Etiquetas: comunicação social (url)
© José Pacheco Pereira
|