ABRUPTO

10.11.06


TESTEMUNHOS E OPINIÕES DOS LEITORES DO ABRUPTO SOBRE AS GREVES 2



Segue como opinião uma vez que o testemunho me está interdito:

Esta greve é irrelevante e não alterará nada de fundamental na política do governo.
Ela é feita básicamente porque o espaço de actuação dos sindicatos deixou há muito de existir na economia real (privada). No meu caso ela não me afecta em nada, pelo contrário, o trânsito matinal até me facilita e encurta o tempo de deslocação para o trabalho.
Dois dias sem escola também não é assim tão importante: afinal de contas os miúdos não estão a aprender nada na escola. Para eles são dois dias em que as brincadeiras na escola são substituídas por brincadeiras em casa dos amigos.
É uma greve de ricos e não de pobres. Apenas a fazem aqueles que têm o emprego garantido até à reforma.
Ao ouvir alguns banqueiros, funcionários públicos, professores,médicos e enfermeiros a queixarem-se tanto , chego à conclusão de que este governo deve estar a fazer alguma coisa acertada.
O resto do país trabalha,mas esse já não tem acesso às televisões.
Pode acontecer que o "resto" seja apenas residual...uma descoberta que não me surpreenderia.

Seguirei com algum interesse qual vai ser a lógica distintiva entre "opinião" e "testemunho" . Simples curiosidade de um velho leitor do Abrupto.

P. S. (salvo seja) : não sou, nem nunca votei socialista.

(João Costa)

*

Sobre a credibilização dos sindicatos e das greves e suas causas:

1) Porque será que as greves são sempre coladas a fim de semana / feriados?

2) Os sindicatos não estão suficientemente modernizados p/ perceberem que isso só agrava a má imprensa e a má fama de que gozam?

3) Será que se por exemplo as greves em toda a função publica não abrangessem serviços essenciais / urgentes como a saúde e as escolas (exceptuando em ambas partes puramente administrativas), o impacto da mediático da greve seria menor? Tal não daria um maior credibilização à greve?

4) E que tal se os trabalhadores em greve comparecessem nos seus locais de trabalho, envergassem um sinal qualquer de estão em greve e não trabalhassem (não necessitam de fazer manifs e erguer grandes cartazes). Isto não reforçaria o sentido da luta e esvaziaria a má fama de que “as greves são só para terem fins de semana prolongados”? Além disso permitiria aos trabalhadores resolver qualquer situação urgente que surgisse nos seus serviços, dando uma imagem muito mais positiva da respectiva luta.

Declaração de interesses: não sou funcionário público nem sindicalizado. São meras achegas de quem está de fora

(Miguel Sebastião)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]