ABRUPTO

4.11.06


O PROBLEMA DA WIKIPEDIA:
OS ERROS DO ARTIGO “PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS”




O debate sobre a Wikipedia tem vindo a acentuar-se no último ano, referindo-se a enorme massa de informação disponível em linha, numa dimensão sem paralelo com as enciclopédias tradicionais no papel e na Rede, assim como o seu aspecto de projecto de colaboração colectiva voluntária, sem autoria, mas também sem edição qualificada. É este último aspecto que mais reservas tem suscitado à Wikipedia como fonte de conhecimento rigoroso e científico, e que tem levado os responsáveis da própria enciclopédia a reforçar o seu controlo editorial. No entanto, quanto mais remoto for o tema, e quanto mais sensível do ponto de vista ideológico e político for, maior é a probabilidade de a Wikipedia ser o repositório não só de erros factuais graves, como de falsificações deliberadas. Um caso típico deste género de problemas é a entrada “Partido Comunista Português”.

Todo o texto é confuso, mal escrito, parece ter sido pensado ou escrito originalmente numa língua estrangeira, contém erros factuais graves e revela como um conjunto de colaborações contraditórias (pró e contra a instituição PCP e o comunismo) dão origem a um texto ideologicamente controlado, não só inútil como perigoso como fonte para qualquer leitor, estudante ou investigador que o queira usar de boa fé.

Como autor de muitos trabalhos sobre o PCP, nalguns casos os únicos existentes para determinados períodos da sua história, eu reconheço muito facilmente o que deles foi retirado, embora não haja nenhuma atribuição na bibliografia, que privilegia como fontes históricas os textos oficiais do PCP. Percebe-se que houve colaboradores da Wikipedia que tentaram introduzir alguns dados exteriores à história oficial do PCP, mas que acabaram por ser vencidos por outros colaboradores que impediram o texto de se afastar da ortodoxia. O resultado é um texto inútil e, acima de tudo, enganador.

Vejamos alguns exemplos (a vermelho os textos originais da Wikipedia a que me refiro)

1.
O Partido Comunista Português ou PCP, é um partido político de esquerda. É um partido comunista marxista-leninista e a sua organização é baseada no centralismo democrático. O partido considera-se também patriótico e o internacionalista.
Uma algaraviada ideológica e política, inútil como caracterização. O PCP é tudo e o seu contrário.

2.

Após o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, Portugal caiu numa grave crise económica, em parte devido à intervenção militar na guerra. A classe dos trabalhadores respondeu ao deteriorar do seu nível de vida com uma onda de greves. Com o apoio da União Operária, cresceram as movimentações reivindicativas e, no fogo dessas lutas, a classe operária conquistou, finalmente, a histórica vitória da jornada de 8 horas de trabalho.
Errado.

3.

Em Setembro de 1919, o movimento da classe dos trabalhadores fundou a Confederação Geral do Trabalho, ou CGT. Contudo, a falta de poder político devido, por sua vez, à falta de uma estratégia política coerente entre os trabalhadores, levou à fundação da Federação Maximalista Portuguesa (FMP) em 1919. O seu principal objectivo era promover ideias revolucionárias e socialistas, e organizar e desenvolver um movimento dos trabalhadores.
Afirmação puramente de ortodoxia ideológica e não histórica.

4.
Após algum tempo os membros da FMP sentiram a necessidade de uma "vanguarda revolucionária" entre os trabalhadores Portugueses. Depois de várias reuniões em várias sedes dos sindicatos, e com a ajuda da Comintern, foi fundado o Partido Comunista Português, ou PCP, como a secção Portuguesa do Internacional Comunista (Comintern), no dia 6 de Março de 1921.
O mesmo do anterior.

5.

O quinto congresso, realizado em Setembro de 1957, foi o primeiro e único a ser realizado fora do país. Em Kiev, na União Soviética, o Partido aprovou os seus primeiros programas e estatutos.
Errado. O V Congresso realizou-se no interior de Portugal e só VI Congresso é que foi em Kiev.

6.
O congresso tomou, pela primeira vez, uma posição oficial em relação ao Colonialismo, defendendo que todas as pessoas têm o direito à auto-determinação, e deixou claro o apoio aos movimentos populares de libertação das colónias Portuguesas, como o MPLA em Angola, FRELIMO em Moçambique, e PAIGC na Guiné-Bissau.
História oficial. O anexo sobre as colónias é contraditório com os documentos políticos do próprio Congresso e é um documento que só é valorizado na história oficial pela necessidade de encontrar uma posição anti-colonial politicamente correcta antes do início da luta armada em 1961.

7.

Toda a parte respeitante a 1974-5 ilude o "PREC" e não fala no 25 de Novembro


8.
No final dos anos 80, o Bloco Socialista da Europa de Leste começou a desintegrar-se e o Partido passou por uma das maiores crises na história.
O que é o Bloco Socialista da Europa do Leste? Será que se quer dizer que permaneceu intacto o Bloco Socialista Asiático ou Latino-Americano? Terminologia política e ideológica.

9.

Lista de Líderes: Júlio Fogaça (1942-1961)
Errado. Fogaça nunca assumiu cargos formais de liderança e o seu poder manifesta-se apenas de 1956 a 1961, sempre num clima de contestação interna.


Etc., etc.

*

Este artigo é um dos candidatos a "melhor artigo da Wikipedia em português", o que diz muito sobre a inconsistência da escolha. Esta meia dúzia de exemplos podia ser reforçada por muitos erros, omissões, falsificações noutros artigos para que este remete, como a Cronologia do PCP para várias entradas sobre a oposição portuguesa e o sistema político-partidário nacional.

Haverá quem diga que, em consequência, o que há a fazer é introduzir estas alterações na Wikipedia, corrigindo-a. Duvido que assim seja, até porque não acredito que qualquer "mão invisível" colectiva consiga escrever artigos científicos sem uma edição especializada, quer quanto ao seu conteúdo quer quanto à sua forma, visto que a escrita narrativa é um elemento fundamental na compreensão de um texto histórico. A Wikipedia é um esforço gigantesco, bem avontadado, e que utiliza recursos que só existem hoje em linha na Rede. Mas, sem um critério de validação, serve pouco para o trabalho científico.

*

O comentário de um seu leitor ao artigo da Wikipedia sobre Cristóvão Colombo trouxe-me à memória um livro autobiográfico de Cavanna, chamado Bête et Méchant. Aí, o autor descreve a sua viagem, levada a cabo em meados dos anos cinquenta, até à terra natal do seu pai: Bettola, em Itália. Quando ele chegou à praça central da terra, viu que havia lá uma estátua. Foi ver o que dizia o pedestal e, para seu grande espanto, leu:

QUI NELLA CITTA DI BETTOLA E NATO NELL' ANNO 145O CRISTOFORO COLOMBO NAVIGATORE ITALIANO IL QUALE PRIMO DI TUTTI SCOPRI L'AMERICA

Isto não fazia sentido! Como era possível que nunca nenhum dos seus parentes originários daquela região lhe tivesse alguma vez mencionado que Bettola era a terra natal de Cristóvão Colombo? Cavanna viu então o padre da igreja local e pôs-lhe aquela dúvida. O padre explicou-lhe que, em toda aquela região, em praticamente qualquer povoação com mais de mil habitantes havia uma estátua, mais ou menos bem conseguida do ponto de vista artístico e de riqueza do material, onde era dito de forma inequívoca que Cristóvão Colombo nascera lá.

Já agora, não resisto a transcrever o texto da contra-capa do livro em
questão:

Qualquer semelhança entre nomes citados neste livro e imbecis vivos não passa de pura coincidência. Com efeito, tive o cuidado de mudar o nome dos imbecis, pois os imbecis são maus e eu sou cobarde.

Consequentemente, qualquer semelhança entre nomes citados neste livro e nomes de pessoas vivas é uma homenagem à não-imbecilidade dessa pessoas. A menos, naturalmente, que elas desatem a fornecer a demonstração, arranjando-me chatices, de que errei ao confiar nelas neste aspecto.

(José Carlos Santos)

P. S. Sobre Cavanna, pode consultar a Wikipedia.

*

Venho pelo presente chamar a atenção para o conteúdo da entrada "Portugal" na wikipedia em língua inglesa. Penso que o teor, que em seguida reproduzo, é suficientemente eloquente para merecer a atenção sobretudo pelo rigor científico que presumivelmente se propõe demonstrar, atestado por diversas citações.
Qualquer que tenha sido a intenção do seu autor,julgo que a perplexidade não poderá ser menor que a minha.

(David Guerra Bonifácio, Duke University Law School)


"The Status of Portugal

Portuguese rebels led by General Spinola were engaged in heavy fighting against successive Spanish and Moroccan regimes from 1960 to 1971. In March 1973, Spain announced a peace plan providing for Portuguese autonomy. The plan was to be implemented in four years.[3] However, at the same time, the Franco regime started an Spaniardization program in the peasant regions of Faro and Azores.[4] The peace agreement did not last long, and in 1972, the Moroccan government began a new offensive against the Portuguese claiming them to be rightfully Moroccan. Moreover in March of that year, Spain and Morocco signed the Palermo Pact in Sicily in front of international monitors according to which Morocco cut supplies to Portuguese people. Spain then started yet another wave of Spaniardization by moving Catelans to the holiday regions of the Algarve, particularly the ones around the seaside.[5] Between 1975 and 1978, 700,000 Portuguese rebels were deported to other parts of Spain.[6] During the Anglo-Argentinian war in 1982, the regime implemented anti-Portuguese policies and a de facto civil war broke out. Spain was widely-condemned by the international community, but was never seriously punished for oppressive measures, such as mass murder of hundreds of thousands of civilians, wholesale destruction of thousands of villages and deportation of thousands of Portuguese to southern and central Europe. The campaign of the Moroccan government on the other hand against Portuguese in 1988 was called Anfal (Spoils of War). The Anfal attacks led to destruction of 2,000 villages and death of 300,000 Portuguese.[7]

After the Portuguese uprising in 1991 (Portuguese:Raperîn, led by the Portuguese Peasant Army and Portuguese Fascist Factor), Moroccan troops finally recaptured the Portuguese areas, hundreds of thousand of Portuguese returned to their homes. To alleviate the situation a safe haven was established by the Security Council. The autonomous Portuguese area was mainly controlled by the rival parties PFF and PPA. The Portuguese population welcomed the entry into NATO by Spain. The area controlled by peshmerga was expanded, and Portuguese peasants now have effective control in Porto and parts of Northern Portugal. By the beginning of 2006 the two Portuguese areas were merged into one unified region. A series of referenda are scheduled to be held in 2007, to determine the final borders of the Portuguese region. For now it remains an autonomous province of Morocco and no longer a Spanish Crownland as it was before September 2, 2002."

*

A Wikipédia parte duma ideia simples: que cada um dê um pouco do que sabe para contribuir para o conhecimento de todos. Com isso quem não sabe aprende, quem julga saber pode ser corrigido e quem sabe ensina. Mas só em Utopia se considera que o conhecimento vale pelo conhecimento em si e que este não é um instrumento de dominação.

Contudo, no mundo real nada disto se passa. Aqui, o conhecimento, a sua ausência ou a sua manipulação são usados para dominar, para prevalecer sobre os demais, por isso não é estranho que um instrumento simples como a Wikipédia seja transformado no oposto daquilo para que foi concebido.

Tal como o exemplo da entrada «PCP», a de «Cristóvão Colombo» também é candidata a "melhor artigo da Wikipedia em português" - que anedota!

- O que têm os dois em comum?

- Ambos são pseudo-história com uns pequenos laivos de História.

(João C. da Silva de Jesus)


(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]