ABRUPTO

5.11.06


INTENDÊNCIA

Actualizada a nota O PROBLEMA DA WIKIPEDIA: OS ERROS DO ARTIGO “PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS” com exemplos enviados pelos leitores que confirmam as maiores reservas quanto ao "conteúdo" português da Wikipedia.

[NOTA: depois das referências a estes textos, quer o do PCP, quer outros citados pelos leitores - o texto absurdo na entrada em inglês sobre Portugal estava de facto em linha, verifiquei-o pessoalmente - foram retirados. À hora a que escrevo (12 horas), o texto inglês foi retirado e no texto sobre o PCP aparece uma anotação que diz "A Wikipédia não tem um artigo com este nome." Vai ser interessante assistir à evolução deste caso, escrita pela "mão invisível" dos internautas, mas, até por isso, a iniciativa que aqui se tomou veio revelar o problema de fundo da "informação" da Wikipedia. Mesmo que a colocação de textos fraudulentos tenha sido feita intencionalmente para comprometer o projecto da Wikipedia, nem por isso o facto de eles permanecerem em linha deixa de pôr em causa a credibilidade da enciclopédia como referência, potenciado pela prioridade que o Google dá às suas entradas em qualquer procura. Depois, subsiste outro problema suplementar: como é que "informação" tão flagrantemente errada permanecia em linha, sem que fosse posta em causa a sua qualidade, durante tanto tempo?]

NOTA 2: Conforme mensagem de José Carlos Santos, a informação respeitante à página original do PCP encontra-se ainda hoje, com os mesmos erros, noutra ligação distinta (aqui também) daquela onde ainda ontem se encontrava o mesmo texto. Quanto ao texto citado da página inglesa sobre Portugal, esteve em linha 14 horas como se pode ver aqui. O texto foi apagado depois de o Abrupto o ter referido.

Em contrapartida, já há anos que a Encyclopaedia Britannica contém um erro crasso no artigo sobre Pedro Nunes que, tanto quanto sei, continua por corrigir.

(José Carlos Santos) ]

Actualizada a nota O INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO com os comentários dos leitores.

Em actualização durante o dia de hoje os ESTUDOS SOBRE O COMUNISMO.

*

O Sr. está a cometer um erro nas suas apreciações sobre a entrada do Partido Comunista Português na Wikipedia.

Quer na versão em Português quer na versão em Inglês já existe vai para muito tempo as entradas sobre o PCP:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Comunista_Português

http://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Communist_Party

O que acontece é que os seus links estão mas escritos no seu blog. O link que tem no seu blog é este:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Comunista_Portugu%C3%83%C2%AAs

E se clicar obviamente que o Wikipedia lhe vai dizer que não existe nenhum artigo sobre o Partido Comunista Portugu%C3%83%C2%Aas.

Isto acontece quando no blogger se copia directamente do browser os links da Wikipedia que têm caracteres acentuados. O blogger ao gravar o post altera os caracteres acentuados do URL. Por exemplo o ê é subsituido por %C3%83%C2%AA.

Para que isso não aconteça deve depois de copiar/colar o link da Wikipedia para o Blogger apagar os caracteres acentudados introduzindo-os novamento no URL que acabou de colar (descobri isto porque no meu blog faço várias links para a Wikipedia e ao inicio também me dava esse erro).

Espero que sinceramente publique uma correcção ao que afirmou sobre os artigos do PCP porque eles sempre estiveram na Wikipedia e não foi necessária a intervenção do Abrupto para a sua existência.

(Daniel Nunes)

[NOTA : Não tenho dúvidas sobre o que diz o leitor, tanto mais que o mesmo aconteceu com a ligação ao artigo sobre a oposição. Mas também é verdade que tendo verificado as ligações logo a seguir à colocação da nota, elas funcionavam correctamente, e o mesmo aconteceu com outros leitores que tiveram a ocasião de p verificar seguindo a ligação. De qualquer modo não é esta questão que é central para mim, mas sim o facto dos erros continuarem em linha vários dias depois de serem assinalados. A "mão invisível" dos editores colectivos da Wikipedia não parece actuar e é relevante para esta pequena experiência que não seja eu a corrigir. Aliás teria muita dificuldade porque o texto todo é mau, teria que ser substituído em conjunto.]

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]