ABRUPTO

7.7.06


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: MEMÓRIAS, FILMES, MÚSICAS

http://images.amazon.com/images/P/6301965612.01.LZZZZZZZ.jpgVeja bem o que o “seu” Caruso veio acordar: O “over there”, para a maior parte de nós (os mais velhos, mas não tanto como os discos do Caruso…) é inesquecível na interpretação de James Cagney no “Yankee doodle dandy”, a biografia (fantaziada) de George Cohan, num filme de Michael Curtiz (176 filmes, metade na Hungria e Áustria até1926 - os restantes nos EU, dirigiu Robin Hood, Casablanca, o Gavião dos Mares, Life with Father, etc, etc.). Cagney sempre disse que era o seu filme favorito: não “era” gangster”, não havia tiros nem murros, havia o seu talento inicial de “hoofer” e uma voz esplêndida, num grande musical clássico

O Tiperary, como a inesquecível e muito germânica “Lili Marlene” na 2ª guerra, ganhou um estatuto extra-nacionalidade, muito para além dos regimentos irlandeses que a trouxeram. Havia uma versão em Alemão e em Italiano. Em russo, não sei, mas duvido muito…

A “Waltzing Matilda” foi importada pelos australianos e conheceu renome em Galipolí. Nos anos 30, o tanque médio de acompanhamento de infantaria briotânico – e viu acção até às campanhas do deserto do Norte de África, lento, mal armado, mas bem blindado (tivemos um ou dois esquadrões deles em Calavaria 7) – chamava-se “Matilda”. Havia de ser a canção de marcha por excelência, dos “Aussies” nas guerras seguintes – WWII e Coreia).

Outra grande canção da 1ª guerra que obteve nacionalidade portuguesa, foi a muito Inglesa (não britânica…) “Pack up your troubles in your old kit bag - and smile, smile, smile…”, que ganhou versos muito bem adaptados do André Brun e foi, até 1959, canção de marcha de Caçadores 5 – uma das grandes e mais condecoradas unidades de infantaria portuguesa de sempre!

“Se bem me lembro”, a letra corria assim:

«Guarda as tristezas no bornal, rapaz!
Tens de rir, rir rir”
Enquanto rires tú será capaz
De tudo conseguir!

Marcha a cantar
Marcha a sorrir … etc etc»

Aposto que isto vai fazer sorrir de saudade e relembrar a juventude, a um punhado de velhotes como eu.

(Luís Rodrigues)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]