ABRUPTO

26.7.06


LENDO
VENDO
OUVINDO

ÁTOMOS E BITS

de 26 de Julho de 2006


José Rodrigues dos Santos no telejornal da RTP1 das 20 horas disse as primeiras coisas sensatas aí ditas há muito tempo. São sensatas, evidentes e conhecidas de há muito, mas parecem blasfémias ditas nos noticiários mais anti-americanos e israelitas da televisão portuguesa. Disse que muitos libaneses sentem que o seu país está a ser violado por sírios e iranianos para o usarem para uma guerra estrangeira ao Líbano. Disse que era preciso cuidado com a utilização do termo "civis" porque o Hezbollah era só constituído por civis e que usava casas civis de famílias civis para esconder o armamento. Não é novidade nenhuma e não precisava de ir ao Líbano para nos dizer isto, mas no meio da contínua manipulação das palavras que constitui o grosso das notícias sobre o conflito foi um oásis, mais para o lado do jornalismo do que do "jornalismo de causas".

Relativamente ao seu post comentando a desrição feita por José Rodrigues dos Santos no Telejornal, fiquei também surpreendido pois soava um pouco distante tom habitual dos noticiários nacionais. Aquela descrição, como disse, não trazia de facto nada de novo em termos noticiosos mas causou impacto por ser verdadeira e imparcial!

Outro aspecto que me tem chamado à atenção é a terminologia utilizada pelos jornalistas em relação às tropas Israelitas. Muitas vezes referem-se a elas como as "tropas Judaicas" como se o conflito fosse única e exclusivamente religioso. Parece-me ser terminologia usada de forma deliberada e intencional ou então não ser fruto de qualquer reflexão por parte de quem a utiliza. Esquecem-se, no entanto, de usar os termos "tropas do partido de Deus" quando se referem às tropas do Hezbollah.

(Miguel Castro)
*

No BLOGUITICA:
Peço desculpa, mas terão de me explicar como se eu fosse muito burro: a que propósito é que o líder do principal partido político da Oposição vem exigir esclarecimentos públicos sobre a reforma de Manuel Alegre? Trata-se de uma atitude populista que não o dignifica.
Inteiramente de acordo. Há águas turvas em que o peixe que vem à linha está sempre envenenado.

*










Todos os números são excelentes para os cientistas, mas nem todos para os amadores. Este é excelente para os curiosos: uma nota muito crítica sobre o PowerPoint, uma série de artigos que levantam a questão do "homem biónico", e um balanço do estado da geologia, "Geology: The start of the world as we know it" (sem ligação).

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]