ABRUPTO

2.7.06


INTENDÊNCIA

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A saga do novo HP parece estar a chegar ao fim. Depois de vários dias de tentativas sucessivas para instalar o Windows XP Pro (sem sucesso) e para fazer o computador funcionar mais do que um minuto numa ligação ADSL sem bloquear completamente, telefonei à assistência da HP. Como já referi, a assistência da HP explicou-me que tudo o que estava errado estava "normalmente" errado e que a HP não tinha nenhuma responsabilidade. O problema devia ser com a Telepac e, quanto ao Windows, era "normal" não se poder fazer o upgrade devido às características do software que vinha de fábrica. Disse ao "assistente" que talvez fosse melhor colocar um autocolante nos computadores a dizer que "não funciona com o Windows XP Pro" e "bloqueia com a mais comum instalação da banda larga e não há nada a fazer". O registo da avaria foi o nº 7206048124, sem qualquer resultado.

Vários leitores escreveram-me contando problemas semelhantes e idênticas queixas quanto à qualidade e utilidade da assistência da HP. No momento em que estava a desistir, revoltado com o tempo perdido visto que já tinha os dados no disco duro amovível do HP (uma coisa boa do computador), segui os conselhos de Eduardo Pitta e Nuno Cabeçadas, que este último aqui resume:
"Efectivamente, passar de um XP Home para uma versão Pro levanta problemas, pelo que sugiro que instale o XP Pro de raiz usando um CD não HP e socorrendo-se dos que vêm fornecidos com o equipamento caso precise de algum "software" adicional.

Poderá usar o número de série do actual/antigo computador para validar a instalação.

Após esta instalação, normalmente instalo todos os programas manualmente e vou migrando os dados, a começar pelos menos utilizados e terminando nos documentos de uso corrente e no conteúdo do correio electrónico.

Este tem sido o caminho que tenho seguido em todos os HP que tenho em casa, e são 3, de modo a ter uma instalação "limpa", sem programas proprietários de que não preciso e podem degradar a performance do sistema, para além de tornar mais difícil o suporte por parte de empresas que não a própria HP, que, normalmente, se preocupa com o "hardware" e não com a funcionalidade do equipamento."
Em desespero de causa, apaguei tudo que estava no disco e instalei o Windows XP Pro de raiz. Tudo bem. Logo a seguir tinha a ligação à Internet em banda larga a funcionar perfeitamente, não tinha som, nem muitas das funcionalidades e programas que vinham com o computador. O disco de recuperação que tinha feito, não é claro quanto à possibilidade de fazer apenas instalações selectivas e como não estava disposto a corromper o Windows XP Pro e a ter que começar tudo de novo, não arrisquei usá-lo. Fiz tudo peça a peça. Vinte e quatro horas depois já tenho som e, com alguns programas grátis, a maioria das funcionalidades está disponível. Mas ainda falta. Porque não posso perder mais tempo, vou ficar com o HP, mas foi o último que comprei. Amanhã, vamos ver o que me diz assistência da HP quanto aos controladores e programas que tenho que reinstalar. Vou então saber se é possível ou se é "normal" que não o possa fazer.

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© José Pacheco Pereira
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