ABRUPTO

29.7.06


CONTRIBUIÇÕES PARA AS MELHORES OBRAS DE REFERÊNCIA EM PORTUGUÊS
(Última série)



Os eventos dos últimos dias que perturbaram a publicação do Abrupto impediram a finalização desta série. Aqui ficam as últimas sugestões antes da lista final.


Qualquer lista que pretenda elecar as vinte melhores obras de referência em Português, e que não inclua a Bíblia Sagrada, é manifestamente incompleta. Ainda por cima no ano em que se comemora o 325º. aniversário da primeira edição do Novo Testamento da tradução para a língua portuguesa, por João Ferreira de Almeida (1681).

A Bíblia não é só um livro de fé, é uma obra basilar da Cultura e da Literatura, que pertence ao património da humanidade.
Ignorá-lo, só por preconceito ou ignorância...

(Brissos Lino )

*

(...) algumas obras de referência:

a) No campo da poesia (além de alguns já referidos):

- As quatro séries das Líricas Portuguesas : Primeira (1944), organizada por José Régio, com autores nascidos desde o séc. XII até 1894; Segunda (1945), organizada por Cabral do Nascimento, com autores nascidos entre 1859 e 1908; Terceira (1958/1972/1983), organizada por Jorge de Sena, em dois volumes, com autores nascidos entre 1871 e 1929; Quarta (1969), organizada por António Ramos Rosa, com autores nascidos entre 1930 e 1941.

- Número especial da revista da editora Assírio & Alvim, "A Phala", intitulada "Um Século de Poesia" (1989 - ideia de Manuel Hermínio Monteiro), com textos de vários autores sobre a poesia portuguesa entre 1888 e 1988.

b) No campo da religião:

- História da Igreja em Portugal de Fortunato de Almeida (4 vo. - 1967-1971)

- História Religiosa de Portugal (3 vol. - 2000-2002) e Dicionário da História Religiosa de Portugal (4 vol. - 2000-2001), sob a direcção de Carlos Moreira Azevedo

c) No campo da história:

- A colecção de biografias que o Círculo de Leitores está a editar, de todos os Reis de Portugal

- Colecção de fotobiografias de todos os Presidentes até Jorge Sampaio, que o Museu da Presidência da República editou no último ano

(Rui Almeida)

*

Há o "livro das saudades da Terra" de Gaspar frutuoso. Obra fundamental (e monumental) sobre os Açores de Quinhentos.

Depois estou a lembrar-me sobre um livro sobre a arquitectura popular dos Açores (não tenho aqui a referência). Há aliás um conjunto de livros sobre a arquitectura vernácula de portugal tem tem bastante interesse.

(Gilberto Carreira)

*

Gostei da sua iniciativa sobre as melhores obras de referência em português.

Aqui vão as minhas sugestões (algo regionalistas é certo):

- Maria Natália Almeida d'Eça, Roteiro artesão português, Porto, Tipografia Inova, várias datas (1980s - 2000).

Tem vários volumes, nunca os consultei a todos, sobre a totalidade (?) das regiões do país.

- Pedro Branco (com colab. de Luís Vidigal), Notas para a história dos bonifrates, presépios, fantoches, robertos e marionetas em Portugal, Oeiras, Biblioteca Operária, 1983. [Colecção Cadernos da Biblioteca Operária Oeirense]

- Túlio Espanca (1913-1993), Évora, 2ª ed., Lisboa : Presença, 1996. [Colecção Cidades e vilas de Portugal]

- José Augusto Alegria (cónego), Arquivo das Músicas da Sé de Évora. Catálogo, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1973.


(Jorge Moleirinho)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]