ABRUPTO

16.11.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
SOBRE O "ALMOCREVE DAS PETAS", VERSÃO EM PAPEL



Lendo, como sempre o “abrupto”, encontrei uma referência ao “Almocreve das Petas”. É interessante lembrar que a primeira referência bibliográfica a este nome é do André Brun, em A malta das trincheiras (guerra de 14/18). O nome era aplicado às notícias oficiais do Estado-Maior, sobre o andamento da guerra. Passou, quase de imediato, a aplicar-se aos rumores e panfletos que circulavam entre a nossa tropa. Tinha também o simpático “nickname” de “Daskpeten Almokreven”!

É um livro de leitura obrigatória, de um humor excepcional, onde se podem encontrar pérolas como a da origem do vocábulo “cavar”, aplicado a “fugir”; e muitos outros; e onde se podem encontrar elementos preciosos para a compreensão (sociológica) do nosso Povo. Estou a citar de memória, pois há anos que não releio o autor da Maluquinha de Arroios. E cuja obra recomendo vivamente a todos.

Quem não perceber o Brun de antes da guerra (de 38/45), então – como diria o Vasco Pulido Valente – é porque não percebe nada do que se passa hoje em Portugal.

Ontem, como hoje, «o Mundo está perigoso…»

(Luis Rodrigues)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]