ABRUPTO

14.11.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: QUEM FOI EDUARDO MOREIRA?

Por gentileza de Ana Claúdia Vicente, publica-se aqui a biografia que fez de Eduardo Moreira na sua dissertação de mestrado A Introdução do Escutismo em Portugal. 1911-1942.

Eduardo Henriques Moreira (1886 - 1980)

Natural da cidade de Lisboa, foi discípulo do professor Erasmo Braga. Fez estudos teológicos e históricos. Tornou-se pastor da Igreja Evangélica Presbiteriana em 1913; encetou profissionalmente, dois anos depois, carreira na função pública. Desde o primeiro momento esteve envolvido na criação da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), fundada em Setembro de 1913. Foi Secretário-Geral da AEP até 1922, e Comissário da Zona do Porto até 1926, onde deu início ao “Dia do Gaiato” (1923).
Em 1917, foi aceite pelo ministro de Guerra, Norton de Matos, como capelão evangélico do Corpo Expedicionário Português, missão que não chegou a cumprir devido ao golpe sidonista. Em 1920 foi eleito vereador do município de Lisboa, e no ano seguinte exerceu as funções de Vice-Presidente do Senado Camarário. Nessa altura foi aprovada, por proposta sua, a restauração da bandeira da cidade, e iniciados estudos toponímicos sobre a capital. Após ter desempenhado funções de secretário ministerial do Coronel António Maria Baptista, cessou em 1922 toda a sua participação política e carreira na função pública, dedicando-se exclusivamente à vida religiosa.

Professor no Seminário Evangélico e historiador do fenómeno protestante português (pertenceu ao Instituto Histórico do Minho e de Coimbra), preparou em 1928 uma colectânea de leis que respeitavam aos evangélicos portugueses; foi poeta e periodista. Tomou a cargo a fundação de vários órgãos de comunicação protestantes, nomeadamente a revista Triângulo Vermelho, da Associação Cristã da Mocidade, sendo Secretário-Geral desta associação de 1922 a 1928. Primeiro Secretário da Aliança Evangélica Portuguesa (1922-25), assumiu a presidência da instituição pelo menos até 1948. Representou Portugal em inúmeras reuniões internacionais, entre as quais os congressos pedagógicos protestantes de Nimes (França), em 1922 e Poertschach (Áustria), em 1924; o Congresso Evangélico Espanhol de Barcelona, 1929; ou o Congresso Mundial das Escolas Dominicais (Brasil), em 1932. Na qualidade de procurador das missões evangélicas em África, visitou durante o ano 1934 cinquenta estações missionárias em Cabo Verde, Angola e Moçambique. Aderiu à Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, tendo sido ordenado (primeiras ordens) em Outubro de 1947, pelo arcebispo Armagh, primaz da Irlanda. Com o bispo protestante Santos Figueiredo, participou na revisão da versão seiscentista da Bíblia, da autoria de João Ferreira de Almeida. Colaborou na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, editada nessa mesma década, bem como na publicação de vários artigos na imprensa (n’ O Século, entre outros), sobretudo de divulgação económica.

(Ana Cláudia Vicente)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]