ABRUPTO

12.11.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: A FORTALEZA EUROPA

Quais são os Continentes que rodeiam a Europa? Pergunta de fácil resposta, logo aqui ao pé está Africa e depois da Europa de Leste fica a Ásia e a Pérsia… Os Europeus fundamentalmente desde o Sec. 15 que não tiveram pejo em sair dos seus respectivos países e confortavelmente (na maioria dos casos) instalarem-se nos países de outros continentes à época menos desenvolvidos.

Mais de quinhentos anos volvidos, algumas antigas ex-colónias são hoje verdadeiras potencias em franco desenvolvimento (Índia, Africa do Sul, Brasil, Tailândia), no entanto, a grande maioria dos países Africanos e alguns do Leste Europeu ainda se encontram em verdadeiro estado de subdesenvolvimento e precariedade social. É esta diferença de desenvolvimento e de condições de vida que leva a que milhares de pessoas oriundas do Magrebe, da Africa Central e do Médio Oriente a tentem agora a sua sorte na Europa. A questão que se levanta é: Apesar de, conscientemente, sabermos que esses povos nos receberam à mais de quinhentos anos e que de lá trouxemos fortunas e riquezas, pode a Europa receber hoje tanta gente oriunda desses (e de outros) locais?

A França, país de sólidos princípios de igualdade e fraternidade recebeu-os aos milhares mas também, Alemanha, Espanha e até Portugal constam da rota da imigração, agora a Europa social está em crise… não há emprego para ninguém, no entanto a situação dos não Europeus é mais grave ainda, pois não se encontram ainda instalados nem têm as condições mínimas de conforto. A Utopia tem um preço, nem a Europa é um inesgotável Éden, nem é uma inexpugnável fortaleza, algures no meio andará a verdade das coisas. Quanto mais realistas formos e quanto mais nos aproximarmos da verdade dos factos, melhor poderemos compreender o que motiva a prática destes actos desesperados e talvez até inconsequentes, para já, tal como já sucedeu no “Projecto para uma Constituição Europeia”, há que parar para reflectir.

(Pedro Betâmio de Almeida)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]