ABRUPTO

21.11.05


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES:
"
O ESTÚPIDO É MAIS PERIGOSO QUE O BANDIDO"

Incluido no livro Allegro Ma Non Troppo de Carlo M. Cipolla (1922-2000), vem a obra Leis Fundamentais da Estupidez Humana, na qual o autor teoriza sobre esse mal que aflige a humanidade.

Aconselhando, desde já, uma leitura desta interessante obra, que teoriza sobre esse misto de estado e de característica de efeitos conhecidos mas tão pouco estudada a que damos o nome de estupidez, deixamos aqui as leis fundamentais que, segundo o autor, regem tão lamentável flagelo.

1ª - Cada um de nós subestima sempre e inevitavelmente o número de indivíduos estúpidos em circulação.

2ª - A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer outra característica dessa mesma pessoa.

3ª - Uma pessoa estúpida é uma pessoa que causa um dano a outra pessoa ou grupo de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para sí, ou podendo até vir a sofrer um prejuizo.

4ª - As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem-se constantemente que em qualquer momento, lugar e situação, tratar e/ou associar-se com indivíduos estúpidos revela-se, infalivelmente, um erro que se paga muito caro.

5ª - A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe.

Corolário - O estúpido é mais perigoso que o bandido.

Mesmo parecendo fora do contexto dos assuntos que habitualmente abordamos (...), não queremos deixar de lembrar que Carlo M. Cipolla teria encontrado um inesgotável campo de estudos caso tivesse tido a oportunidade de visitar o nosso País durante os meses em que este é assolado pelos fogos florestais.

(Nuno Miguel Cabeçadas)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]