ABRUPTO

15.11.05


LENDO / VENDO BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÃO E OUTROS MEDIA
(15 de Novembro)



Mais um "google", Google Analytics.

*

Padrões: dois blogues sobre comunicação social, o INDÚSTRIAS CULTURAIS e o Jornalismo e Comunicação são actualizados regularmente pela manhã. Blogues kantianos, seguros. O Almocreve das Petas costumava ser o mais regular blogue nocturno, sinal de bons e clássicos vícios antigos, mas está um pouco errático.

O número de blogues nocturnos (nos Frescos) está a diminuir. Sinal de uma crise do umbiguismo? Não sei. O umbigo tende a falar mais à noite, a irritação, a quezília, a mesquinhez, a inveja mais de dia. Terá o Diabo dado ritmos circadianos aos blogues?

*

Um bom artigo de Teresa de Sousa, "Más notícias", no Público (sem ligações):

"Se a União Europeia vier a ser responsabilizada pelo fracasso das negociações para a liberalização do comércio mundial - graças à teimosia cega de alguns dos seus membros no que respeita preservação da PAC -, a sua credibilidade internacional ficará reduzida a pó."

Ainda estou para saber se o pagamento dos conteúdos no Público compensa a perda de influência real do jornal no debate público. É que, para um jornal que se pretende de referência, a circulação dos seus artigos na rede é um multiplicador natural de influência, e a influência (nas elites em particular) está no centro da "referência".

*
Partilho da sua dúvida em relação ao pagamento de conteúdos do Público: será que o actual pagamento "compensa a perda de influência real do jornal no debate público"? A minha dúvida está inclinada para uma resposta, que penso será também a sua - parece-me que o Público tem perdido influência no debate. E, de facto, perder influência é ir deixando de ser referência...

Tenho para mim que, se fizessemos uma análise quantitativa ao número de citações de artigos, na Internet, o Público seria, até há pouco tempo, o jornal mais citado. Basta ver o mundo dos blogs "de referência": o seu Abrupto, o Causa Nossa, entre muitos outros, que continham citações quase diárias, e que se têm reduzido agora - passando a surgir citações de outros jornais, como o DN e JN, entre outros.

Eu próprio tenho um exemplo concreto. Sou dinamizador de um fórum de discussão (uma mailing list, que dá origem a um blog ), com notícias que normalmente retiro da minha leitura diária do jornal Público. Ora, desde que as ligações para a página passaram a estar apenas disponíveis para assinantes, o debate tem-se ressentido - nota-se uma clara diminuição. Hoje em dia, porque gosto muito de ler o Público, tenho continuado a "recortar" as notícias deste jornal, mas é provável que no futuro comece a escolher hiper-ligações doutros jornais, de forma a procurar fomentar o debate.

(Fernando Ramos)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]