ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
|
15.11.05
LENDO / VENDO BLOGUES, JORNAIS, TELEVISÃO E OUTROS MEDIA (15 de Novembro) Mais um "google", Google Analytics. * Padrões: dois blogues sobre comunicação social, o INDÚSTRIAS CULTURAIS e o Jornalismo e Comunicação são actualizados regularmente pela manhã. Blogues kantianos, seguros. O Almocreve das Petas costumava ser o mais regular blogue nocturno, sinal de bons e clássicos vícios antigos, mas está um pouco errático. O número de blogues nocturnos (nos Frescos) está a diminuir. Sinal de uma crise do umbiguismo? Não sei. O umbigo tende a falar mais à noite, a irritação, a quezília, a mesquinhez, a inveja mais de dia. Terá o Diabo dado ritmos circadianos aos blogues? * Um bom artigo de Teresa de Sousa, "Más notícias", no Público (sem ligações): "Se a União Europeia vier a ser responsabilizada pelo fracasso das negociações para a liberalização do comércio mundial - graças à teimosia cega de alguns dos seus membros no que respeita preservação da PAC -, a sua credibilidade internacional ficará reduzida a pó." Ainda estou para saber se o pagamento dos conteúdos no Público compensa a perda de influência real do jornal no debate público. É que, para um jornal que se pretende de referência, a circulação dos seus artigos na rede é um multiplicador natural de influência, e a influência (nas elites em particular) está no centro da "referência". * Partilho da sua dúvida em relação ao pagamento de conteúdos do Público: será que o actual pagamento "compensa a perda de influência real do jornal no debate público"? A minha dúvida está inclinada para uma resposta, que penso será também a sua - parece-me que o Público tem perdido influência no debate. E, de facto, perder influência é ir deixando de ser referência... (url)
© José Pacheco Pereira
|