ABRUPTO

4.8.05


PARECE SILLY SEASON MAS NÃO DEVIA PARECER



Quem esteja atento ao que se está a passar, verifica que se estão a somar sinais claros de ingovernabilidade, e de declive político acentuado. Desde os fogos à seca, desde o "mensalão" às mudanças de várias administrações e responsáveis, (e não só na CGD), e suas razões conhecidas e obscuras, à saída do Ministro das Finanças, á contestação generalizada (muito, muito para além da oposição) do plano de investimentos do governo, ao modo como estão a arrancar as presidenciais, à revolução que se vai dar na comunicação social privada, as televisões em particular, mas onde questões de controlo político vão ser centrais, tudo aponta para uma reorganização de interesses e poderes que favorece pouco a democraticidade e a transparência.

Tudo isto nos devia fazer pensar que coisas muito sérias estão a acontecer em Portugal, em Agosto, no Verão, quando a classe média que pensa que nos governa (quem nos governa é uma classe mais alta, ela própria a sofrer uma usura e uma exposição que nunca previu) vai a banhos para o Algarve.

Muitos órgãos de comunicação social estão na silly season, e estão desatentos, felizmente nem todos. Mas o ambiente é de irresponsabilidade e deixa andar, não é de alarme. Ninguém se alarma em Agosto. Muitos portugueses são empurrados para distracções mais fúteis, mas isto está a ficar complicado. Tanto mais complicado quanto a legitimidade e excepcionais condições políticas, alcançadas onde está a força, nos votos, existem como já não havia desde 1991. Ou seja, não é nas urnas que se pode procurar meios e respostas. Está visto que não chega.

Os riscos começam quando se começa a perceber que nem um governo com todas as condições para ser forte, consegue a tarefa de nos "organizar" minimamente para defrontar incêndios e escândalos sérios, estruturais, no âmago do estado e do seu funcionamento, decide ligeiramente e torna-se teimoso no erro, atira ao lado, para trás e não em frente.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]