ABRUPTO

31.8.05


PAISAGEM ELECTRIFICADA



Num arco de visão de 60º, cobrindo um horizonte de cerca de vinte quilómetros, à vista, não contando o que está escondido pela ondulação dos montes: catorze candeeiros de iluminação pública, banhando parte de um aldeia com luz que dá para se ver em Marte; nove ou dez postes de retransmissores de telemóveis, colina sim, colina sim; centenas de postes para as linhas eléctricas e telefónicas; e, ao longe, quase cinquenta ventoinhas eólicas em fila.

Cada vez menos árvores, um ou dois campos de cultivo com tomate, a pouca terra agrícola abandonada às ervas, restos do que foram vinhas, e marcas de terrenos esventrados à espera não se sabe de quê, porque estão classificados como terrenos agrícolas, mas sou capaz de jurar que vão produzir casas e armazéns e não tomates, vinho ou frutas. Tudo isto, naquilo que um citadino chamaria “campo”.

*
É a voragem do "desenvolvimento" para as zonas rurais , desoladoramente um mundo que acaba.Um outro que começa selváticamente fundado na miséria, na destruição , e na ilusão das novas oportunidades de negócio... apenas para alguns...um País a saque , uma Alma que acaba.

Reduzidos a viver em T1`s,nas grandes cidades os portugueses tornaram-se escravos dos encargos dos seus empréstimos a 40 anos.Calmamente sem alaridos assistimos á destruição de um País profundo, pela ilusão das luzes da cidade.

(António Carrilho)
*
Só pode ser cinismo, ou se é brincadeira é de mau gosto. É daquele tipo de mau gosto que faz com que boas ideias como a que soube aqui há tempos de se aproveitar a lenha da limpeza das florestas para gerar energia através da biomassa e assim diminuir-se a factura energética e criar emprego, ou de por exemplo a de convencer os construtores por norma a colocar circuitos duplos de águas nos prédios para aproveitamento das águas de limpeza, que vão logo pelo cano abaixo no cinismo de quem, como você, pode determinar inicitivas e politicas. Então preferia que as aldeias não tivessem iluminação pública, telemóveis ou qualquer tipo de energia eléctrica? Deve estar a brincar. Só pode. Se não está agradecia que pelo menos, como seu leitor, que publicasse esta mensagem.

(António Fonseca)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]