ABRUPTO

21.8.05


A LER / VER




Na Bomba Inteligente a utilização pioneira em blogues portugueses do som e imagem. Só que talvez fosse bom dar-nos a opção de ver e ouvir, porque abre-se um blogue e, de repente, o computador está a cantar ou a falar e a gente só a querer ler...

No Bloguitica AGENDA-SETTING e WATCHDOGS, UMA VEZ MAIS..., SOBRE O ANONIMATO NA BLOGOSFERA, AINDA OS WATCHDOGS/WATCH BLOGUES, etc.



Acrescento o meu inteiro acordo com tudo o que ali vem escrito, e duas pequenas observações (se tiver tempo voltarei a estes assuntos com mais extensão, em particular à questão do anonimato): uma, é que, como era previsível, a ocultação deliberada do movimento dos blogues a favor da divulgação dos estudos da OTA - e quase nenhum jornal noticiou a sua existência a não ser a posteriori, quase duas semanas depois, e não foi porque não soubessem ou porque não era notícia - não resultou; a outra, é que se o autor do Bloguitica (e por extensão o leitor habitual de blogues) dá por ela de casos como o do estudo de Marvão Pereira, no Abrupto abundam múltiplos exemplos, muito para além das vezes que é citado. Já para não falar de quase plágios e utilização abusiva do trabalho alheio, sem citação. Passemos adiante.

O problema é que até agora isto escapava ao conhecimento público, e hoje é mais difícil fazê-lo pela calada, daí a irritação e a tentativa de minimização dos blogues, evidente no caso OTA e noutros casos.

O papel da citação nos blogues também permite perceber o erro fundamental de análises como a que Querido faz no Expresso e que mais do que uma verdadeira análise é uma opinião pessoal (ou um desejo) para a qual se procuram frágeis dados de suporte. Aliás nem sequer é nova a opinião, já foi repetida várias vezes no passado como uma espécie de wishful thinking. Será repetida tantas vezes quantas for preciso até, um dia, se verificar. Talvez.

É que qualquer análise dos blogues, principalmente dos que escrevem sobre política, que não são necessariamente blogues políticos, não pode deixar de ter em conta outro elemento fundamental para além das “audiências”, o sistema de referências cruzadas de citação. É aí que se pode medir melhor a influência e não é por acaso que a Technorati o usa para fazer as suas listas. É por isso que o Bloguitica, o Causa Nossa, o Blasfémias, ou o Blogue de esquerda, do mesmo modo que os blogues de Mexia e Francisco José Viegas que tem (tinham, terão) também conteúdo político, podem (podiam) ter menos leitores do que o Barnabé, mas são (e foram) mais influentes do que este. Essa influência é tanto mais importante quanto ultrapassa os grupos de afinidade, as coteries de elogio mútuo, que abundam na blogosfera.

A dependência estrita da agenda comunicacional, que normalmente traduz a intencionalidade política, não é nos blogues uma boa maneira de ter influência, porque não é aqui competitiva nem com a opinião escrita na comunicação social, nem com o jornalismo. Os autores de blogues deste tipo,que emigraram para a comunicação social tradicional, fazem o caminho normal e é natural que se desinteressem dos blogues. Há excepções como é da regra.

É tão evidente que este é um elemento crucial na análise de qualquer influência na blogosfera que parece absurdo pretender que blogues que nunca aparecem citados na blogosfera possam ser recordistas de audiência. Não há na blogosfera blogues secretos, onde toda a gente vai e ninguém fala, (nem mesmo os eróticos e pornográficos), e muito menos o seriam blogues como Poemas de Amor e Dor , – alguém já lá foi para ver que é? Vale a pena para se ver o absurdo das conclusões do Expresso - ou o GatasQB , que não é um verdadeiro blogue (como o Belle de Jour é) , mas uma colecção de fotos de mulheres, que tanto podia ser uma página pessoal ou um site, e usar estes "dados" para argumentar qualquer tese. Já para não falar do Hollywood, que tem (até ontem) uma média de visitas de 258 (46º no Blogómetro), e possa ser apresentado como “o blogue mais lido do espaço português”.

O trabalho de Querido não tem por isso qualquer valor como análise.

*
Acabo de ler (...) uma referência ao blog Bomba-Inteligente, atribuindo-lhe a "utilização pioneira em blogues portugueses do som e imagem". Porque tal não corresponde à verdade, gostaria de deixar aqui o meu reparo. Não se trata duma questão importante, porque de facto não o é, mas porque sei que é dado aos rigores próprios da ciência histórica e porque a autora do Bomba inteligente também não se deu à maçada de desfazer essa imprecisão, eis a razão deste meu mail.

Se procurar nos arquivos dos blogues portugueses fundados em 2001 e 2002, talvez encontrará neles vários exemplos de som e imagem. Sem prejuízo de casos mais antigos, a título de exemplo, deixo-lhe estes links, aqui, aqui e aqui.

Os dois primeiros links são relativos a dois posts, onde na época, hoje já não, se podia escutar os grupos Adiafa e Da Weasel. O terceiro link, diz respeito a imagem e ainda está a funcionar. Nos três casos, o processo informático utilizado é diferente daquele que utiliza a autora do Bomba Inteligente, no entanto trata-se duma diferença meramente formal, o resultado final traduzia-se em escutar música e ver imagens a partir dum blog.

A grande diferença reside no tempo, é que os exemplos que agora dou a conhecer são duma época anterior à própria fundação do Bomba Inteligente.

(Bino)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]