ABRUPTO |
semper idem Ano XIII ...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ... (Sá de Miranda) _________________ correio para jppereira@gmail.com _________________
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30.7.05
MICRO-CAUSAS: PODE O GOVERNO SFF COLOCAR EM LINHA OS ESTUDOS SOBRE O AEROPORTO DA OTA PARA QUE NA SOCIEDADE PORTUGUESA SE VALORIZE MAIS A “BUSCA DE SOLUÇÕES” EM DETRIMENTO DA “ESPECULAÇÃO”? No Bloguítica. no Blasfémias , no Ciberjus , no Von Freud , na Grande Loja do Queijo Limiano, no [ai-dia], no A destreza das dúvidas , no crackdown, no ContraFactos & Argumentos , n' A Esquina do Rio , no Almocreve das Petas, no Um prego no sapato, no ...bl-g- -x-st-, no sorumbático, no Portuense, no ABnose, no Portugal dos Pequeninos, no Teoria da Suspiração, no A Baixa do Porto, e noutros que não pude recensear, também se apoia esta divulgação. Alguém informe os senhores ministros, Primeiro-ministro, da Economia e das Obras Públicas, que estes blogues são, no seu conjunto, mais lidos do que alguns jornais, e que mais cedo do que tarde, o mesmo pedido SFF chegará aos jornais, porque os movimentos na blogosfera são notícia, e porque é da mais límpida exigência democrática saber quais os fundamentos de tão importantes decisões. Acresce que o pedido está longe de ser apenas para os documentos eventualmente produzidos por este governo, mas também para os anteriores, porque o melhor é mesmo conhecer o processo de decisão ou de não-decisão, completo. Torno a lembrar que não concebo que estes documentos não estejam a não ser em suportes digitais, pelo que a sua colocação em linha pode ser quase imediata, nas boas práticas de uma administração aberta. Também é útil saber se há razões para que os documentos não sejam divulgados. Dou o benefício da dúvida, mas gostava de as conhecer, e esse é o esclarecimento mínimo que é exígivel. Por último, o Abrupto não é o sítio ideal para se discutirem as razões técnicas sobre a OTA (e outros investimentos como o TGV, Sines, etc.). Existem já blogues com essa intenção, tomando partido na questão, e , a julgar pelas sugestões de leitores como Rogério Paulo Matos do Insustentável, outros surgirão. * Um documento , entre muitos, já disponível, de autoria de Miguel Geraldes Cardoso: Em 2003 foi posta a Consulta Pública um documento de impacto ambiental do aeroporto aos munícipes do Concelho de Alenquer. Como engenheiro tinha estado no grupo de trabalho de estudo prévio do aeroporto e respondi à Consulta, resposta que anexo ( aeroporto.DOC.) A resposta é datada mas talvez tenha interesse. * Alguns estudos que já estão em linha referenciados aqui. (url)
© José Pacheco Pereira
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