ABRUPTO

29.7.05


COLECCIONADOR DE EFEMERA:
FRAGMENTOS DE PORTUGAL NO SEU MELHOR


A esperança em estado impuro. As longas filas soviéticas nas tabacarias para entregar os papelinhos para ganhar o Euromilhões. Sofrimento do comprador dos jornais.



A vingança em estado puro. O tanque dos piranhas do Circo Cardinale onde “uma jovem mergulhadora dará de comer carne crua aos terríveis peixes piranhas”. Cuidado, inimigos do Circo Cardinale!



A simplicidade em estado puro. Uma das partes da “palavra” que penso ter sempre percebido bem é a da “simplicidade” que leva ao Reino dos Céus. Mas ainda me espanto quando a vejo em acto, quando alguém me chama para saber qual é o “plano de Deus para a tua vida” e o faz a sério. A sério, mesmo, e com estacionamento gratuito.

(Continua)

*

Relativamente ao texto «FRAGMENTOS DE PORTUGAL NO SEU MELHOR», mais precisamente no que se refere ao euromilhões: sabe o que é que o biólogo francês Albert Jacquard chama a este tipo de coisas? Imposto sobre o desespero.
(José Carlos Santos)
*

Tomando como referencial da mensagem acerca de um Culto Evangélico, um folheto de convite, JPP viu o «invisível» – que é do domínio da Fé . A simplicidade em estado puro. E muito bem fez um comentário «hermenêutico» sobre a dita simplicidade que leva ao Reino dos Céus. E é verdade. Foi o próprio Senhor Jesus Cristo que o afirmou.
Relativamente ainda ao evento anunciado no folheto «Está Convidado», uma nota apenas. Trata-se de um convite para assistir ao Culto Evangélico de domingo à tarde na Assembleia de Deus do Funchal. Na Madeira, afinal, não há défice democrático em relação aos Evangélicos, eles não são com certeza considerados próximos dos «talibans», nem dos «fundamentalistas» que em nome de um ícone islâmico ( não de Deus ou de Allá) espalham o terror. Nunca ouvi o Alberto dizer isso, mas já ouvi o Mário dizê-lo. Por isso receio que se o Mário ganhar as presidenciais, folhetos como aquele possam estar sob suspeita.
(João Tomaz Parreira)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]