ABRUPTO

22.7.05


BIBLIOFILIA: GRANDES CAPAS




É uma grande capa, embora haja qualquer coisa de errado na orientação ou da moça ou do Sol, mas também os astros nunca orientaram ninguém. Parece que orientam, mas não é na geografia de Portugal, deve ser na de lá de fora. Ou então é por ser muito cedo e o Sol a nascer é só para alguns. Mas se é a nascer, não devia estar amarelo em vez de vermelho? Estão a ver por que é que os intelectuais não vão a lado nenhum? E a moçoila - que raio de palavra - vai?

*
A propósito da capa da Geografia Primária não me parece que haja qualquer erro. O nascer e o por do sol são fenómenos semelhantes em que a dispersão de Rayleigh gera aqueles tons avermelhados. Da minha janela virada a nascente vejo frequentemente o sol a nascer sobre a ria e digo-me sempre que o nascer do sol é tão belo quanto o por do sol, só que há poucas pessoas àquela hora com disposição para dar por isso… Além disso a pequena camponesa já no campo ao nascer do sol está bem dentro da ideologia da época….
(João AP Coutinho)
*

Pelo que vejo, "por cima" do Sol, aparece a Lua cheia.
Ora a Lua só está nessa fase quando, no céu, está do lado oposto ao Sol.
(CMR)
*
Além da cor do sol (erro menor), há outro erro: a Lua, estando próximo do Sol (na abóbada celeste) não poderia estar em Lua cheia mas em Lua nova.

Quanto ao resto, pela posições relativas da rosa dos ventos e do sol, pode concluir-se que se está no período em que as noites são maiores que os dias. De outra forma o sol, ao nascer, no horizonte não muito acima da altitude da moçoila, nunca estaria entre leste e sul.

Esta "sapiência", nada tem de especial. É pena que tenha sido aprendida antes do 25 de Abril, algures entre o que hoje são os 5 e 7º anos, e hoje já não o possa ser.
(Henrique Martins)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]