ABRUPTO

3.7.04


TEMPOS NOVOS 3

Estamos em tempos de elevada intoxicação dirigida à comunicação social. Ela é feita por mestres que sabem muito bem o que fazer para obter resultados. Um exemplo: o artigo do Público de hoje intitulado Santana Apreensivo com Novos Desafios. Exemplos de “recados” transmitidos com sucesso:

"O novo presidente do PSD, Pedro Santana Lopes, reconhece a situação de dificuldade em que se encontra para (eventualmente) formar Governo sob o olhar atento do Presidente da República e para liderar um partido, onde apesar do consenso alargado continua a ser olhado por desconfiança por alguns sectores. Por isso, Santana não quererá hostilizar nenhuma das alas do PSD - a "limpeza" que alguns sociais-democratas previam não deverá concretizar-se. E tem emitido sinais de que está disposto a receber a contribuição de quase todos os lados - leia-se, mesmo do lado dos cavaquistas.
(...)
O discurso de Santana têm sido o de reconciliação, quando no final da semana passada alguns sectores do PSD começaram por recear que, assim que este chegasse à liderança do partido e formasse Governo, quisesse "correr" com quem no passado o criticou.
(...)
Fonte próxima do autarca de Lisboa garante que Santana "não fará um Governo de amigos".


Não são nada mais que “recados”; não são factos, são frases que fica bem dizer-se e intenções que não se sabe que fundamento têm, ou se têm o significado que lhes é atribuído. Aqui junta-se o wishfull thinking, a suggestio falsi e a interpretação em causa própria – um “recado” com sucesso.

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© José Pacheco Pereira
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