ABRUPTO

9.7.04


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES

Sobre a ICONOLOGIA DA FUTEBOLÂNDIA

"A “blusa patriótica da Senhora do Presidente”: reacção minha um pouco tardia, agora que já ninguém se lembra. Euro quê? E andava JPP preocupado com a síndrome de abstinência! Agora são transferências, contratações, mudanças de camisolas, medalhas, lavar de roupa suja, e todo o frenesim da pré-época!
Fiquei mais tranquila por ter percebido que não fui a única a estremecer de emoção com a visão de tão subtil gesto patriótico e respectivo adereço, (não vá o diabo tecê-las e ter sido criação personalizada, especialmente para o evento, do Augustus). Qual “suspense” para saber que criação levaria a Senhora em causa ao Casamento Real Espanhol! Nas meias-finais e na final do Euro, as nossas expectativas foram amplamente recompensadas e creio que não deixou nenhuma alma lusitana indiferente. Nada é deixado ao acaso nesta espontaneidade que o Futebol convida!

(Há casos em que nem com treino, nem com educação, nem com os dois!)

(não, não é maldade… antes fosse…)
"

(JPC)

*

Sobre TEMPOS DUROS

Le peuple avait sur la Convention une fenêtre ouverte, les tribunes publiques, et, quand la fenêtre ne suffisait pas, il ouvrait la porte et la rue entrait dans l´assemblée.» Victor Hugo, Quatrevingt-treize.

Vão longe os tempos da Convenção.

Vivemos em tempo de abulia, só os interesses corporativos determinam alguns movimentos e fazem barulho. Mas os interesses corporativos são, por natureza, reaccionários. O acantonamento dos discursos à esquerda e à direita não vai se não separar as claques, cada vez mais fanatizadas e menos esclarecidas. Fora delas, a multidão, continuará indolente. Como separar as manas siamesas e marcar a demagogia?

Compete-nos escolher, claro, mas a demagogia lá estará a pegar na mão de muita gente.


(Rui Fonseca)

*

Exacto; e é preciso não esquecermos a "pergunta de Croce" ( de Benedetto Croce), citada por Bobbio: " se dall'uso di un certo metodo nasce un certo sistema, cadendo il sistema, resta valido il metodo?" (Norberto Bobbio, "Dal fascismo alla democrazia; il regimi, le ideologie, le figure e le culture politiche", Baldini&Castoldi, Milano 1997 pp224).

(Filipe Nunes Vicente)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]