ABRUPTO

30.12.03


O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES

PAUL VALERY, AUTOR DE BLOGUE


Ao ler os TLS que assino, mas raramente tenho o tempo para ter o prazer de os ler, encontrei na edição de 14 de Novembro a crítica da publicação dos Cahiers de Valéry.

Durante 50 anos, todos os dias, pela madrugada (entre as 5h00 e as 7h00), Paul Valéry encheu 260 livros de anotações, preechendo 28.000 páginas. Estas notas, sobre tudo e mais alguma coisa, mostram que Valéry pode bem ser o maior "early morning blogger" do séc. XX.

Agora, com a edição da tradução inglesa, de apenas parte do corpus total, talvez se veja, mais uma vez, o renascimento do autor de "Le Cimitière mari,”, que parece reaparecer ao sabor de modas literárias.

Curiosamente, o homem que escreveu "Introdução ao método de Leonardo Da Vinci", outro blogger(se considerarmos os seus cadernos de anotações), nunca conseguiu definir um método de classificação dos seus próprios Cahiers. Mas entendemos os esforço, do poeta que escreveu "Ce qui n’est pas clair, n’est pas français".

Da nova edição:
“My great work, seems to have been, from the Notebooks, the search for expression of everything through observations of myself. I — without name — I, simple negation — (Not-I).”(C, XXV, 466)”


Latinista Ilustre


SOBRE O DESTINO DA BIBLIOTECA CRUZ MALPIQUE

Algum familiar (…) do Dr. Cruz Malpique escreveu um desabafo acerca da doação feita pelo referido Dr. Cruz Malpique ao então Liceu Nacional Alexandre Herculano de todo o seu espólio que ficou num espaço conhecido como a Biblioteca Cruz Malpique.

Sou Professora da agora Escola Secundária Alexandre Herculano (no ano passado escola Secundária de Alexandre Herculano) resultante da fusão do "velho Alexnadre" (que sei ter sido o seu "liceu") e do "velho Rainha". Estou nesta Escola há "apenas" 22 anos (…) Ainda me lembro muito bem do Dr. Cruz Malpique: não só de o ver pelos corredores do "Alexandre" como também de o ver por estes lados, no "Foco" onde, creio, morava!

A BIblioteca Cruz Malpique foi sempre um espaço tido em grande consideração na Escola. Foi sempre um espaço bem cuidado, nunca esquecido mas talvez não se tenha feito uso dele como o teria querido o Dr. Cruz Malpique: aberto à comunidade discente para que esta pudesse ter acesso a toda a informação aí guardada.

A partir deste ano lectivo, data de uma reformulação total de Escola a nível de comunidade escolar e de logística interna, foi com muito agrado que vi este espaço tão bonito ser a sala de estar da Escola Secundária de Alexandre Herculano e não só! É nesta Biblioteca que se realizam as sessões do Conselho Pedagógico da nossa Escola e creio que, muito brevemente, irá ser posta ao acesso dos alunos também mantendo-se assim viva a vontade do Dr. Cruz Malpique.

Hove também, há muito pouco tempo, uma Feira do Livro a nível de escola que teve lugar neste espaço. "


(Manuela Pimenta ) .

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]