ABRUPTO

10.12.03


MAIS OPINIÕES SOBRE O VÉU ISLÂMICO (Segunda série) – O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES



Um testemunho muito interessante em Blog-sem-nome.

Há evidentemente vários ângulos sob os quais se pode observar esta questão, mas, no essencial, não se tratará de um exemplo flagrante daquela velha tensão entre a Liberdade e a Igualdade?
Do lado dos defensores da Igualdade - geralmente de Esquerda - é maior a tendência para a proibição; existem razões válidas para se discutir isso, mas o que me recordam em primeiro lugar é uma famosa frase de Rousseau, segundo a qual, o Homem deve ser libertado, ainda que seja contra a sua vontade.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra: parece-me evidente haver situações nas quais deva ser suprimido o uso do véu, ou, pelo menos, haja a necessidade de poder identificar visualmente um cidadão; de resto, porque não poderão as pessoas andar vestidas como bem lhes apeteça? O facto de o Estado ser laico, não implica, como às vezes se confunde, que deva ser ateu (uma outra forma de religião), e que imponha esse ateísmo a todos. A minha liberdade e os meus direitos, não são minimamente beliscados pelo facto de uma mulher muçulmana usar burka. Se o faz contra a sua vontade, aí aplica-se a lei geral do país, mas convém, pelo menos, perguntar. Não vale a pena tentar reparar o que não está estragado...


(Ricardo Peres)

“Sempre que se abordam assuntos deste tipo fico sempre com a ideia de que se enunciam princípios teóricos muito meridianos, muito politicamente correctos, mas nunca se tiram as consequências práticas desses princípios. Se há igualdade religiosa num país europeu como Portugal como é que se justifica a existência de feriados religiosos cristãos? Seguindo os mesmos meridianos princípios não devíamos abolir os feriados religiosos cristãos em Portugal? Ou então não deveriam ser celebrados os feriados muçulmanos, hindus, judaicos,...? Pode dizer-se é pela tradição, também era tradição muito coisa que hoje é considerada ilegal!

Há cerca de um mês em Itália, um muçulmano pôs uma escola pública em tribunal (num estado que defende a separação da Igreja do Estado e que considera a igualdade das religiões), pois mantinha um crucifixo na sala de aulas do filho. Perante a letra da lei, perante o espírito da lei, o juiz tomou a única decisão razoável, mandou retirar o crucifixo... penso que o juiz foi suspenso, houve grande agitação das consciências, não sei se houve recurso, se o crucifixo ainda lá está ou não...

Perante os princípios teóricos muito meridianos e muito politicamente correctos, sorrio ao pensar qual seria a posição se os governos decidissem acabar com os feriados religiosos cristãos na Europa, eu pessoalmente sou religioso e sou cristão (e sou contra os feriados religiosos), as minhas crenças são minhas e só minhas, são um assunto privado e ponto final, e se lhes dou algum valor, mesmo sem feriados, terei de arranjar tempo na minha agenda para, por exemplo, celebrar o Corpo de Deus. Não sou mulher, mas penso poder ser defensável um ponto de vista em que o véu possa passar a ser usado como símbolo de resistência contra a diferença de tratamento.

É verdade que a vida não é preto e branco, e que há muitas cambiantes de cinza, mas gostava que todos (cidadãos e governos) assumissem sem subterfúgios as consequências das ideias que defendem, a atmosfera seria mais saudável e quem profere sentenças (como esta) teria de equacionar todas as relações de causa efeito.”


(Carlos Pereira da Cruz)

O véu ou a burka é a metáfora da invisibilidade da mulher nos regimes islâmicos. Proibir o seu uso nos regimes democráticos ocidentais terá efeitos nulos pois a Lei para um muçulmano é o Corão e não qualquer conjunto de leis que regulamentam as nossas sociedades ocidentais.
A premissa da qual partem os nossos legisladores é a de que a lei tem carácter universal, ou seja, é aplicável a todos os cidadãos de um determinado Estado. Este "contracto" entre os Estado legislador o os seus cidadãos é uma das bases dos regimes democráticos tais como os entendemos actualmente. Para um muçulmano (quer viva ou não na Europa) este "contracto" não tem validade,é sem efeito.
Para ele, esta discussão nem sequer faz sentido pois à mulher (seja ela muçulmana ou não) é vedado qualquer acesso à cidadania. Neste debate, a mulher muçulmana permanece invisível. É , por isso mesmo, um debate impossível.


(João Costa)

Relativamente ao seu texto sobre o véu islâmico, parece-me que deviamos ter presente que o véu pode ser:
- um símbolo político de uma certa interpretação do islão;
- um símbolo cultural e/ou religioso.

Por outro lado não devemos confundir o véu com a burka; o primeiro pode ser um elemento de vestuário feminino de acrescida beleza; a última é claramente símbolo de uma sociedade quase medieval.

Quanto à utilização do véu como símbolo político, é perfeitamente natural que este nos cause apreensão. São vários os grupos (sociais, politicos e
religiosos) de natureza intolerante que se têm desenvolvido no Ocidente à sombra da nossa tolerância. Muito facilmente esses grupos passam da intolerância à violência.

A grande dificuldade é distinguir claramente que tipo de utilização se faz do véu. Convinha evitar juízos precipitados e generalizações.

Um homem que use kippa poderá ser acusado de ser um judeu radical? Um homem com pele escura e turbante colorido será necessáriamente um militante sikh fanático?

Parece-me que estamos perante uma encruzilhada...”


(Marco António Oliveira)

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]