ABRUPTO

18.12.03


CONSPIRAÇÃO CONTRA O MEU SONO

A principal conspiração contra o meu sono, passível de se falar num blogue, é a BBC Learning. Mais um engano do professor Marcelo, que acha que sabe como eu ocupo as noites. Adiante. Ontem , era alta a madrugada, passava um filme sobre Nancy Mitford, a mais literata das irmãs Mitford. As irmãs são de facto curiosas, duas eram nazis, uma comunista, e a outra, proto-comunista, gostava de um francês gaullista que era feio, tinha má pele e lidava mal com os excessos de "infatuation" da senhora. Todas traziam da sua inútil vida aristocrática a mesma incapacidade de fazer qualquer coisa sem a transformar numa "joke", sendo todas as coisas "muito": muito nazis, muito comunistas e muito amantes da França tricolor.

Descobri-as através da mais improvável (minto, a mais improvável seria de facto Unity), a comunista Jessica Mitford, de cujos livros, inevitavelmente divertidos, sobre a vida no Partido Comunista Americano, fiz uma recensão há muitos anos. O seu mundo é muito britânico e quase inexportável, com uma mistura de sofisticação viperina e elegante, com uma quase ausência de educação formal. O pai, Lord Redesdale, achava que as mulheres não deviam ser educadas, e aliás ele próprio pouco mais sabia do que caçar, dizer umas piadas, e fazer a vida de gentlemen's farmer. Nancy, numa entrevista, falava dele dizendo que o seu problema era que verdadeiramente "não tinha nada para fazer" . Num assento de baptismo aparecia como profissão "honorable".

Há imensa literatura sobre as irmãs, figuras de culto para uma vasta galeria que vai dos que gostavam de ser nobres ingleses ou meninas debutantes com amigos muito homossexuais, aos litterati. Mas a corte e a superficialidade de muita coisa mitfordiana não impede o interesse, e lá se foi o sono. Depois de dois dias de prisão domiciliária, a penar pelos destinos perdidos da Conferência Inter Governamental, depois de Assia Djebar, as Mitford são um descanso.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]