ABRUPTO

1.8.03


FÍSICA E MATEMÁTICA

O problema das notas de Física e Matemática dos exames do 12º ano revela uma deficiência estrutural gravíssima do sistema educativo português. São matérias em que não tenho qualquer capacidade de avaliação própria sobre os programas, mas em que entra pelos olhos dentro de qualquer amador que há algo de muito errado. Acresce que Física e Matemática são disciplinas estratégicas para qualquer sistema de ensino que pretenda um mínimo de qualificação e para a modernização do país. Sem elas todo o edifício da educação científica cai.

O sistema educacional público presta um serviço fornecendo aulas de Física e Matemática aos alunos do ensino secundário. Depois o mesmo sistema avalia-os e chega à conclusão que os seus resultados estão estatisticamente abaixo dos critérios mínimos. Segundo o Público, a média em Física na 1ª chamada é de 8,1 valores e 7 na segunda, e, em Matemática, respectivamente 9,3 e 7,4.

Uma de duas coisas está errada, ou as duas. Ou o ensino de Física e Matemática é ineficaz para preparar os alunos para o exame, ou os critérios de avaliação não correspondem à qualidade do ensino, mas a uma ideia abstracta de como ele deveria ser. Este é um dos casos em que claramente toda a responsabilidade está a montante dos estudantes que são as suas vítimas.

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© José Pacheco Pereira
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