ABRUPTO

1.8.03


ESTADO DO ABRUPTO (JULHO 2003)

Como todos podem ver o último contador, o mais recente mas o mais público, passou ontem os 100000. De facto, o número de “pageviews” desde 6 de Maio , ou seja há três meses, é bastante superior aproximando-se das 130000 ( pelo Bstats, o contador com a série mais longa).

No dia 2 de Julho atingiu 3700, o maior número de leituras registado. A média actual de “pageviews” diária é de mais de 2200 ( mais de 100 do que no mês passado) notando-se um decréscimo de médias desde valores à volta de 2500, na primeira quinzena, à medida que o mês de Julho entra na segunda quinzena. Tanto pode ser um efeito de férias, como uma perda de interesse dos leitores. Ver-se-á.

Nos outros elementos estatísticos – distribuição dos leitores no mundo por fusos horários, dias, horas de maior afluência, e origem dos visitantes - não há grandes variantes em relação a Junho.

As “acções” no Blogshares conheceram uma subida acentuada, seguida de um queda, seguida de uma outra subida vertiginosa (atingiram 432 dólares) para depois caírem de novo, abruptamente, para 124 o valor actual. Parece haver alguma especulação bolsista à volta do Abrupto.

Talvez a mudança mais significativa entre os dois meses seja a do número de blogues e de referências que se ligam ao Abrupto : segundo o Technorati há hoje 356 “inbound Blogs” e 492 “inbound Links” no blogosfera.

Estes números revelam que o Abrupto tem neste momento uma dimensão comparável a um pequeno órgão de comunicação, com um número regular e estável de leitores diários, muitos dos quais são exteriores à blogosfera. É uma comparação que não recuso, embora esteja longe de esgotar para mim o sentido do Abrupto.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]