ABRUPTO

8.8.03


EARLY MORNING BLOGS 23

Discute-se nos blogues, no Intermitente, no Homem a Dias, nos Reflexos , o encerramento da Livraria Francesa e as perorações de Eduardo Prado Coelho sempre que o modelo estatal centralista de “cultura” está em causa. As poucas vezes que lá fui pareceu-me muito pobre, mas também, dependendo da edição francesa, era difícil ser mais rica.

Tenho sempre pena que uma livraria acabe, mas o que verdadeiramente faz falta em Lisboa é uma livraria inglesa como a Waterstone’s. Não há uma cidade civilizada na Europa se não tiver uma livraria inglesa, porque hoje é em inglês que o mais interessante e importante é publicado em qualquer parte do mundo.

Em Bruxelas onde há uma excelente livraria francesa, a Tropisme, raras vezes compro lá sequer um terço do que compro na Waterstone’s . O próprio espaço de ambas as livrarias mostra as diferenças culturais entre o que hoje se publica em inglês e francês. Na Waterstone’s predominam os livros de “current affairs” , ensaios políticos, história, ensaios em geral, biografias, estudos militares, economia, ciências, viagens, e ficção actual. A secção de “literary criticism” é fraca. Na Tropisme o que domina no andar nobre é a literatura francesa e traduzida e ensaios literários, e nas “ciências sociais e humanas” uma grande secção de psicanálise e filosofia e uma colecção de livros de arte, Há também história, mas muito daquilo que é a matéria do andar nobre da Waterstone’s está na Tropisme em secções secundárias, ou apenas em estantes. Apesar de tudo a Tropisme é das melhores livrarias francesas que conheço.

Significativamente estas duas livrarias que existem na Bélgica, quase não tem livros sobre a Bélgica com excepção de livros turísticos. Mais um sinal que a Bélgica não é bem um país.

A decadência das livrarias em Portugal é um facto e, como intenso frequentador de quase todas, senão todas, não posso deixar de nomear a que, de há muito, é a melhor livraria nacional – a Livraria Leitura no Porto

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]