ABRUPTO

9.7.03


VESPASIANO



Nas estátuas os romanos olhavam para os homens, os gregos para os deuses. .Este busto é uma das minhas estátuas romanas preferidas. Retrata o imperador Vespasiano, um bom imperador.

Se olharmos para o mármore está lá o homem todo, o soldado, o administrador, uma face forte mas plebeia. Vespasiano tinha origens mais humildes do que os outros imperadores. Não só nunca o escondeu, como o apresentava com orgulho. Suetónio conta que mantinha intacta a casa de sua família, com os objectos todos no mesmo sítio, para não se esquecer da sua infância. Não tinha prosápias e era de uma seriedade sem extravagâncias. O homem é forte que nem um touro, mas desprovido de ambição e de crueldade.


Vespasiano pôs em ordem os conflitos militares e civis, restaurou as instituições e era bom nas finanças, tendo mesmo fama de avarento. Também era supersticioso. Mas a sua face apesar de marcada pelo tempo, continua aberta, serena, pacífica, quase bondosa. Suetónio dizia que andava sempre com ar de preocupado, mas neste retrato há um vago rictus que pode também ser um sorriso.
Na sua morte, ironizou: “devo estar a tornar-me um deus” … Estava.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]