ABRUPTO

18.7.03


TÃO, INFELIZMENTE, PORTUGUÊS (Actualizado)

No ptBloggers, o seu autor escreve “vi-me ontem forçado a suspender as votações e os comentários” . e explica porquê:

além das manipulações das votações (que por serem de conhecimento público, não eram relevantes), começava a observar-se outro fenómeno, consequência dos referidos abusos. O facto da esmagadora maioria das pessoas dar “1 estrela” aos weblogs que achava sobre-avaliados e “5 estrelas” aos weblogs que julgava sub-avaliados, teve como resultado uma aproximação aos valores médios em todos os weblogs. Ou seja, em mais de 500 weblogs avaliados, a quase totalidade tinha 3 estrelas. A tendência aparentava ser a continuação deste sistema. Quando um weblog conseguia subir para 4 ou 5 estrelas, aparecia alguém que lhe dava “1″, para o fazer descer, acontecendo também o mesmo no sentido inverso ."

A descrição é eufemística. Não é bem o "julgamento" que está em causa, mas a niveladora inveja, a pecha nacional de que vale mais serem todos medíocres e quem sobe acima da mediocridade, solta uma multidão invejosa que faz tudo para o colocar no lugar.

*

José Carlos Santos conta esta história verdadeira:

"O texto do autor do ptBloggers, (…) fez-me lembrar um acontecimento que teve lugar quando eu fui aluno universitário. A Associação de Estudantes da minha faculdade organizou um inquérito à qualidade do ensino. Para cada cadeira na qual um estudante estivesse inscrito, havia um conjunto de características («facilidade de acesso à bibliografia», «preparação pedagógica do docente», etc) que ele deveria classificar numa escala de 1 a 5. Uma determinada cadeira era particularmente detestada e os alunos não estiveram com subtilezas; todos, sem excepção, classificaram com 1 valor cada uma dessas características da cadeira. Deveriam ter pensado um pouco mais no que estavam a fazer, pois um dos tópicos a classificar era «grau de dificuldade da cadeira»..."

Aviso: qualquer comentário que apareça assinado “Abrupto” ou JPP ou qualquer variante (com excepção de um colocado a dizer isto mesmo no ptBloggers, ) é falso. Não uso as caixas de comentários para escrever sobre seja o que for.



(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]