ABRUPTO

15.7.03


REMEDIAR A VERGONHA


Os protestos contra a exploração de um ser humano com problemas mentais no último programa Herman SIC estão em dezenas do blogues. Muitos jornalistas e pessoas com acesso a outros meios de comunicação não podem ter deixado de os ler, pelo que só por indiferença moral é que a questão não chega amanhã ao público da comunicação em geral. Eu sei que não existe essa indiferença e que há muita gente incomodada e indignada.

Ficava bem a Herman no próximo programa começar por calar o público, e dirigir-se aos espectadores dizendo uma coisa tão simples como isto : “na semana anterior ultrapassamos neste programa um limite que deve ser inultrapassável e tratamos mal um amigo nosso que tem problemas. Pedimos-lhe desculpas e pedimos desculpa ao público. Não se torna a repetir. " E depois segue o programa.

Não precisa de o nomear, e se o nomear use o seu nome normal e não uma alcunha qualquer. Francisco Balsemão se dissesse alguma coisa também lhe ficava bem.

Eu não tenho muito jeito nem para campanhas destas, nem para filantropias públicas. A última coisa que me passa pela cabeça fazer são campanhas moralistas e não voltarei ao assunto porque já disse o que tinha a dizer. Mas se um gesto deste tipo fosse feito talvez ficássemos todos um pouco melhor.

(url)

© José Pacheco Pereira
Site Meter [Powered by Blogger]